da gravidez a maternidade..

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Aos avós..

Ando nem um pouco inspirada, portando, segue um texto bem bacana que achei por aqui..
aos meus pais, aos meus sogros.. obrigada pelo carinho e pela felicidade que emanam por se tornarem avós.. essa nova etapa de nossas vidas tem um sabor melhor por causa de vocês.. mesmo, que eu não queira tudo rosa! amo-os.. obrigada!

Sobre pais, filhos e avós.

Há algo que eu só entendi completamente com a chegada da minha filhinha há alguns meses. É sobre os papéis e as motivações dos pais e avós na educação de uma criança. Sei que hoje em dia é cada dia mais comum que os avós cuidem de seus netos para que os pais possam trabalhar e ganhar algum dinheiro e levar uma vida melhor e etc. Sabemos que esta não é a situação ideal, e que bom seria se todas as mães pudessem e quisessem ficar em casa durante algum tempo para poder cuidar de seus filhos – eu sempre imagino este tempo como uns dois anos mais ou menos, mas acho que isso pode variar de família para família, dependendo das expectativas de cada um de seus membros e de suas necessidades.
Sempre ouvi dizer que os avós mimam e estragam as crianças e que são um problema na criação dos filhos porque fazem tudo o que a criança quer e etc. Quem já não ouviu ou sentiu isso na pele?
Outro dia estava em uma loja e conversava com um senhor que contava os feitos da netinha todo orgulhoso. Num determinado momento seu rosto ficou meio sério e ele disse: “é uma pena que a gente acabe estragando os netos de tanto mimo!”. Tive que discordar do vendedor e lhe expliquei que cada um tem seu papel: “os pais educam e os avós mimam, se assim não fosse, os avós seriam pais. E o que sobraria aos pais?”.
É o mesmo caso de pai e mãe. A mãe tem o papel de cuidar do bebê, cuidando da sua higiene, alimentação e do seu bem estar geral. O pai pode sim e deve ajudar, mas o seu papel é outro, ao pai fica a carga de ser o provedor do lar. É claro que existem famílias onde a coisa não é exatamente deste jeito, mas de qualquer forma o pai deve ser o apoio que a mãe precisa para cuidar despreocupadamente de seu bebê, venha este apoio de que forma vier.
Mas voltando ao caso dos avós. Quando estava grávida percebi a empolgação descontrolada de minha mãe ao saber que seria avó, e logo atrás dela vinham minhas irmãs e meu pai com uma felicidade que superava qualquer coisa que eu já havia visto. Quando a bebê nasceu, a empolgação e felicidade deles só aumentou. Era mesmo uma situação digna de alguma análise.
Vamos pensar: voltando sempre a fases anteriores para poder entender o que acontece e de onde vem esta empolgação, para assim poder achar a motivação desta felicidade toda.
Nascemos e temos um pai e uma mãe que nos dão carinho e amor e que cuidam da gente. Isso parece ótimo porque a segurança ao lado deles é total. Mas ai crescemos e vamos nos tornando mais e mais independentes fisicamente deles, o que é bom, mas sempre sobra uma saudadezinha, uma vontade, lá no fundo de ter alguém que cuide da gente como eles faziam, uma vontade de voltar a ser criança. Na maioria das famílias há também irmãos, o que nos deixa sem tantos cuidados quanto poderíamos querer de nossos pais, afinal, quanto mais irmãos menos atenção recebemos, e ai que se instala boa parte da carência que levamos por toda a vida.
Inevitavelmente nos tornamos adultos, e a maioria das pessoas acaba por encontrar alguém a quem ame e que traz de volta aquele sentimento de “tem alguém que agora vai cuidar de mim” e que substitui as figuras paternas. Que beleza! Agora nada mais pode dar errado. E com o tempo, a maioria destes casais acaba por ter filhos, planejados ou não, em boa hora ou não, mas a maioria ainda os tem. E se os irmãos vinham dividir um carinho que nós queríamos que fosse só nosso, e se esta pessoa que achamos para nos dar esse carinho substitui estes pais, o que significaria emocionalmente estes filhos? A emoção por um filho, sempre inconscientemente, é a de que ele vem quebrar a simbiose do casal. É a mesma emoção que os irmãos da vida real nos causam. Com certeza é muito daí que vem tanta descompensação emocional entre irmãos e entre pais e filhos.
Mas se você pudesse ter um filho, uma coisinha linda e pequena aonde você depositasse toda a sua esperança de um mundo melhor e pudesse passar por esta experiência sem que ele quebrasse o seu vinculo com o seu par, isso seria perfeito. É exatamente o que acontece com os avós, que vêm seus netos como filhos, mas sem a emoção deles serem como os irmãos e sem a responsabilidade de tê-los por perto o tempo todo, ao menos na maioria dos casos. E ainda por cima os avós podem mimá-los e dar a eles todo o amor possível, já que não são os responsáveis pela educação e ainda têm o privilégio de reparar ou compensar o que acreditam que deram erroneamente ou não deram aos filhos.
Portanto, pais, aproveitem cada etapa dos seus filhos, que elas não voltam mais no mesmo filho, e avós, aproveitem ainda mais os seus netos e não se privem de mimá-los, pois, como diz minha analista, amor não é ruim em medida alguma.

sábado, 16 de agosto de 2008

Barriga - 24 semanas

Gostaria de colocar mais fotos, mas o computador não está ajudando..
24 para 25 semanas. Fotos tiradas dia 10/08/2008.








nós três, no primeiro dia dos pais do mais lindo dos lindos..

Parabéns, amor!

Praia e pensamentos..


Acordei cedo hoje. Televisão ligada, janela aberta e o maior sol! Não agüentei a cama e a coceirinha praiana me levou. beijo no marido-lindo que continua seu sono em paz.
Andei, andei e como andei.. São Vicente pode ter muitos defeitos (não que eu vá listá-los, até porque acho o sistema de lotação com preço mais barato que ônibus, ajuda e muito o transporte público, no comércio você pode encontrar coisas muito mais baratas que em outros mercados da cidade próxima, agora tem shopping com cinema e tem loja que só vende milkshake, para delírio das grávidas).
Mas, a orla de São Vicente é uma coisa linda! Da Biquinha até os pés da Ilha Porchat é uma paisagem de dar gosto de se ter como quintal de casa. Às 9hs da manhã tem um gosto especial, pois ainda está vazia a praia e aquele mundo de areia e mar dá a impressão que está ali só para você.
MP3, biquini e boné. Lá foi a moça e sua barriga. Passeando entre o branco e o verde escuro dos mares. Aos poucos a praia vai ganhando novos coloridos. As crianças com seus pais que têm um pouquinho de consciência sobre os males do sol, vêm alegrar o caminho, bóias coloridas, sorriso, energia vital de criança. Buracos na areia, corrida, muitas fotos dos bebês em seus dias de beira-mar. Escoteiros, escolas de velas, excursão. Cheiro fresco da manhã, música ambiente particular e quando vi, já estava aos pés da Ilha.
Meu sogro estava lá se "aquecendo" para um joguinho de tênis.
Banho de mar. Voltar pelo mesmo caminho e a praia enchendo, mais guarda-sóis coloridos, bolas, e crianças sorrindo.
As chinesas se protegem muito do sol. Brasileiras põem seus menores biquinis e se entregam a ele. Brasileira que sou, entrego-me a essa manhã de agosto que parece janeiro. Na volta, não resisti a banca de maçãs, comi, feliz, a menina na barriga mexe e remexe. Olho para um casal, com sua bebê recém-nascida, todos alegres com a calma da manhã.
Mão na barriga e só um pensamento, "daqui a pouco é você, pequena, que estará a curtir esse solzinho, essa areia, essas manhãs lindas que nos deixam com a sensação de que a felicidade é assim, alegria simples de dia de sol, onde tudo parece em seu devido lugar".

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

corre-corre..

passando só pra deixar beijos e avisos de que tudo está bem.. correria danada essa semana e nao consigo tempo para sentar e escrever com calma.. tenho que anotar os tantos assuntos que quero escrever para nao deixar escapar nada..

dia 11, fizemos ultra-som e a nossa garota está lindona!! 28cm e 660 gramas de pura gostosura e desta vez nao teve como negar, deu pra ver a periquita direitinho!! É MENINA!! A Vanessa da faculdade me emprestou um livro "como criar meninas"e estou dando uma espiadinha.. nao que eu ache necessário criar diferentes meninos e meninas, até porque educar é mais gostoso que criar, pois criada ela já está aqui na minha barriga, agora é só desenvolver.. e tudo que cai na minha mao eu leio, entao vou passando meu tempo com as letrinhas dos outros para depois escrever as minhas aqui.
A leve incisura da artéria que sumiria até a 26 semana, já desapareceu (graças!) e o líquido a médica falou que está tudo de acordo com o previsto..

Hoje é aniversário da barriga! 25 semanas!! tenho fotos novas, mas está na máquina da minha sogrinha e assim que der eu coloco no blog!

O domingo passado foi delicioso! Os pais do Gu deram um almoço (strogonoff de camarao - of course!!) com minha sobremesa preferida: PUDIM!! e minha vó, minha mae e a Nalva, mae da minha cunhadinha foram.. foi muito gostoso ver boa parte das pessoas que eu amo bem juntinhas!

Hoje tem despedida da minha sogrinha para sua tao sonhada viagem a Europa e vou ensiná-la criar um blog! assim ficamos antenados com todos os seus passeios e curtiçoes!!!!!!!! Já estou com saudades! Dizem que sogra é megera, pois a minha é ótima e super engraçada! Ontem na faculdade demos muita risada.

Pois é, as aulas voltaram e lá fomos eu e minha bebê, sentadinhas naquelas cadeiras de madeira de estudante! aiii, meu cóxis!!!!!!! dói pra chuchu e acho que meu ciático também nao está muito bom nao..

bem, é isso, depois venho com calma e com fotos! beijocas!(ah! e hoje tem obstetra também! ainda nao tomei a anti-tetânica... argh!!)

PS: desculpa a falta do acento til, mas nao acho o maledito neste teclado!

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Leitura- livros e blogs

Dizem, algumas línguas, que essa era tecnológica acabaria com a leitura. Ledo engano. Pesquisas mostram que nunca se leu tanto como nos dias atuais.

Eu nunca li tanto!
Sempre gostei de ler, versos de shampoo e condicionador, durante o banho era uma forma relaxante de ensaboar-me quando criança.
O meu primeiro livro que me recordo, foi Pingo de Luz, que tenho até hoje para dar a minha filha. Minha mãe me deu. É a história de um pingo de luz que escolhe suas luzes/seus pais, na terra para cuidar da sua viagem/vida. É lindo, um tanto espírita e tem um pouco de tristeza também, porque Pingo de Luz, cresce e não se lembra mais do que já foi, fica doente, enfim e começa a perceber que tudo chega ao fim. Vida e morte de uma maneira interessante para a criançada ler. Ao menos, me impressionou,pois me recordo da história quase 20 anos depois.
Ainda não me decidi se acredito nesta coisa toda de alma, vida pós-morte, um único deus ou vários e não é uma busca pessoal, ainda.
Outro livro que marcou muito minha infância foi uma Bíblia para crianças, com desenhos LINDOS e que me fascinava. Vinda de uma família mineira/baiana/cearense, o lado do meu pai muito católico, me divertia brincando na Igreja, comendo óstias sem serem abençoadas. Minha tia Nena, que cuidou de todos os sobrinhos que viviam em Nanuque e cuida até hoje, já sendo uma senhora de idade avançada, me levava para aquela Casa de Deus e lá eu me divertia com o eco, com os bancos e toda a estrutura.
Meus primeiro e último acidente até o momento, foi dentro dessa mesma Igreja, pulando de banco em banco durante um casamento. Levei um baita susto e alguns pontos na cabeça.
Mas, a tal bíblia infantil, falava muito do antigo testamento, que não é coisa para uma criança ler, pois aquele Deus era mal, botava fogo nas pessoas, até fez uma mulher virar uma estátua de sal por ter olhado para trás ao ver sua cidade ser incendiada.
Passei minha infância com medo desse Deus. Lembro-me bem que achava que as brigas dos meus pais ou algo que acontecia de ruim para nossa família, era o retorno de algo que eu não havia feito, obedecido e rezava muito, pedindo desculpas por não ter comido tudo, por ter feito xixi na cama (coisa que fiz até meus 8, 9 anos!! mas,se perguntarem para minha mãe ela dirá que foi por mais tempo.rs). Enfim, me sentia culpada por tudo que acontecia de ruim ao meu redor. Que carga para uma criança, né?
Na adolescência me rebelei, perdi a fé, o medo e a culpa e hoje tento encontrar o meio termo, entre isso tudo.

Repetia também a leitura de muitos livros: Feliz Ano Velho, Coiote, Cristiane F... treze anos, drogada e prostituida, Cem anos de solidão, foram livros que li e reli, até exageradamente e sempre encontrava algo novo, uma parte que não me recordava.

Alguns anos atrás fui em um evento do SESC, chamado Terceiras Terças e pude conhecer cara a cara Marcelo Rubens Paiva, autor de Feliz Ano Velho e foi um encontro cheio de emoção para mim, pois ele esteve presente em vários momentos da minha vida, através de seu livro e a emoção de conhecer alguém que escreveu de maneira tão gostosa uma trajetória tão dolorida misturou-se com a sensação de rever um amigo antigo.

Depois, chegou a fase de andar de ônibus, pro trabalho, para a faculdade e lá estava eu com algum livro embaixo do braço.
Mas,durante a gravidez as letrinhas viraram sopa e me enjoaram horrores!

A gravidez trouxe também outras curiosidades: como está o bebê agora? E o meu corpo? O que posso esperar que aconteça? O que é perigoso?

E o meu médico particular, Dr. Google, foi me respondendo, me apresentando, saites científicos e posteriormente, saites de grávidas e mães que relatam suas experiências na blogosfera. Nem preciso dizer que amei e criei meu próprio espaço.

Quando leio muito me dá mais vontade de escrever. O resultado está aqui.
O dia amanheceu chuvoso, entrei só para dar uma olhadinha nos emails e pum! 2 horas depois, estava lendo as postagens mais antigas do blog: Amélias ao Avesso, perdendo a noção do tempo e me deliciando com os relatos. Uma delícia só...

Antes da gravidez, eu não tinha o hábito de ler na tela do computador, acho que era um pouco de preconceito e quando algo me interessava, eu imprimia. Mas, hoje sou uma ávida leitora e nem posso imaginar a vida antes da telinha.

foto de 2007 (sem barriga), logo quando começamos, eu e o gu a construírmos o nosso lar.. a parede atrás do computador ainda estava vazia..

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pensamentos e palavras VERSUS tempo!


Estamos numa correria danada esta semana! Tenho um montão de novidades, mas vou contando aos poucos, porque me falta TEMPO! essa invenção do homem de cronometrar a vida às vezes complica, tem dias que dá vontade do ter umas 28hs, mas não dá, então vamos fazendo como podemos.

Hoje teve festa para os pais em comemoração do Dia dos Pais, lá na escola que eu trabalho! Aiii, que delícia, sabe aquele sentimento de missão cumprida?! Começamos os ensaios há quase 2 semanas atrás e meus queridos estavam com tudo na ponta dos pés, das mãos e do corpo todo! Fiquei feliz em vê-los mais independentes do que nunca, dançando sem precisar copiar e o mais importante: todos se divertindo ao montes!! amei!!!! lindos, perfeitos, sadios, espertos, inteligentes! MEUS QUERIDOS!! Adorei que a maioria dos pais soltaram as camêras e soltaram a criança dentro deles para brincarem um pouco. Um ou outro mais tímido, mas no balanço foi 10! Só que dá próxima vez devíamos mandar no convite "Traje esporte", porque estavam a maioria engravatados e pra dançar com a garotada precisa-se de muito fôlego!!
Fico muito emocionada vendo o desenvolvimento das crianças.. E hoje foi um dia mais do que especial, fizeram dobraduras e bordado com uma concentração que me surpreendeu... quantas vezes subestimamos nossas crianças, pelo medo que temos de nos arriscar e de bagunça! Meu querido Jardim II! Parabéns a todos vocês pelo dia de hoje! E meu obrigada especial aos pais que confiam no nosso trabalho e depositam seus bens mais preciosos em nossas mãos todos os dias, muito bom participar um pouco de suas vidas e vê-los daqui há alguns anos, adquirindo novos conhecimentos e experiências deliciosas!!!!

Só em pensar que no ano que vem, é o Gustavo quem estará entre os homenageados do dia dos pais.. vai ser o pai mais gato de 2008! E eu a mais babona e chorona das mães!

Entre tantas novidades, a minha sogrinha, a vovó paterna, já começou a pensar os preparativos dos chás de bebê, da nossa pequena e amada filha! Depois que voltar da Europa (muito chique essa vó, por sinal) começam os festejos!

Ah... também tenho que postar sobre uma palestra que vi: Educação Financeira na Infância, mas que serviu para a criança aqui abrir os olhos sobre a arte de fazer o dinheiro durar mais.. e também estou devendo uma lista de enxoval online do bebê (o que já temos e o que falta para a pequena).

Sábado, eu e o Gu vamos fazer um programinha, um show que vamos assistir no teatro em santos.

Domingo, dia dos pais, churrasco da família.

Segunda-feira dia 11, tem ultra-som! ADORO!!!

Enfim! Muitas, muitas novidades!!!!

Estamos bem, estamos felizes!

beijos!

Ah! O Vovô de uma aluna minha tirou foto da grávida aqui com uniforme de trabalho, assim que mandar eu posto! mais beijos! (já postei!)

Ah! E hoje também é aniversário da barriga: 24 semanas! VIVA!!

Viram quantas coisas! ufa!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Grávida atarefada!

Fim de semana friozinho! Paulistas e outras pessoas de outra capital que não me recordo o nome devem ter ficado feliz, afinal assisti diversas matérias falando do ar seco, de problemas respiratórios, etc..
Eu estava muito feliz sem a chuvinha.. esse tempo chôcho, cinza que apareceu na minha janela.
Então, do meu sofá, com lap top e a pouca expectativa de sol para me animar, me entreguei ao trabalho..
Aviso aos navegantes!! Pensem bem antes de escolher ser professor(a).. além do trabalhão de conter as ferinhas (ou feronas, dependendo da faixa etária) dentro de uma possível ordem em "classe", não é nada comparado ao trabalho que se leva para casa. Conteúdos programados, semanários, observações individuais, materiais de apoio, lembrancinhas, festas! ufa.. cansa só de pensar!
Mas, estou de missão cumprida! Achei que era impossível, mas não é! É uma questão de escolhas e perseverança, "vou fazer tudo e vai ficar bacana" um mantra dominical para conseguir finalizar todo o trabalho! E consegui!
Lavar roupas, arrumar a casa, passear com o marido, curtir a barriga? ficaram para outro dia.. realmente, é uma questão de escolha e prioridades.
Mas, e quando o bebê estiver aqui?
Conseguirei eu ser a super mãe? super mulher? super professora?
algo com certeza vai ficar meia boca e algumas coisas com certeza pelo meio do caminho.
E a gravidez deixou meu cérebro mais limitado, alguém passou por isso? esqueço datas, esqueço coisas que jamais esqueceria antes te ter essa menina na barriga..
dizem que os neurônios ficam mais espertos depois, com o bebê, além de novos sentidos aguçados que permitem a mãe virar um polvo e conseguir mexer a panela, atender o telefone, montar o carrinho, enfim... mil funções em uma..
O futuro da mulher moderna é realmente ser um suuper bombril, de cabelos lisos (of course..) .. mas, com mil utilidades..

No finzinho da noite, ainda fomos, eu e o maridão, comer no restaurante chinês, para comemorar a abertura das Olimpíadas na China.
mas, não caiu bem.. estou enjoadíssima desde ontem.. acho que foi um tal de camarão empanado, que é só bonito na foto.

Bem, enquanto ainda estou dando conta de tudo, vou eu começar a semana: organizar as coisas da escola, dar uma geralzinha na casa, banho, almoço, trabalho, palestra da escola, casinha.. essa semana ainda começam as aulas da faculdade..

E vamos, que vamos!!!!! como diriam os membros anônimos: "Só por hoje darei conta... só por hoje.."

(a melhor parte, é que mesmo com os cabelos fuá que essa gravidez me proporcionou, junto com as espinhas nem um pouco bem-vindas, me sinto assim, ó! numa fase boa!)
AVISO AOS NAVEGANTES: a foto aí de baixo foi tirada em março de 2007.. eu não estava com bebê na barriga não!!


sábado, 2 de agosto de 2008

antes dos filhos..

O ano passado, durante uma viagem, resolvi fazer um fotoblog para guardar recordações e poder dividir em tempo real com os queridos a viagem. ficou bem bacana, mas ficou esquecido também..
está aqui... afinal, o nosso casório, assim só nós dois durou pouquinho, coisa de 1 ano... depois, já estava de barriga! rsrs..
e em novembro acaba a farra de vez! e inicia a vida a três!

endereço do fotoblog: http://paraviverumgandeamor.nafoto.net/

ah.. e o endereço se encontra do lado esquerdo da tela nos meus "Vejo, leio e adoro!"

beijos a todos! não esqueçam de comentar!

b. & bebê

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ninguém tem paciência comigo...

É assim que me sinto quando vou ao obstetra. Ele é apressadinho, me responde tudo tão rápido que até esqueço todas as perguntas.. um saco!
A vantagem dele é que aposta no parto natural e eu vou criando coragem nestes últimos meses que faltam..
Fomos ontem nele, eu e o gustavo e a bebê. Cheguei lá e rapidinho fui atendida! Que ótimo, normalmente são 2 horas na recepção.
Consulta rápida, ouvimos o coração. A lindinha estava lá no tum tum tum! Quero uma máquina daquela em casa e se possível uma de ultra-som também!
Ele achou que estamos com pouco líquido, pediu para repetir o doppler, um tipo de ultra-som mais apurado.. Enquanto isso, vou começar a beber mais água! O problema da água é que ela tem que sair e dá-lhe idas ao banheiro.. mas, fazer o quê? a bebê precisa a mamãe faz!
Também vou precisar tomar a anti-tetânica! argh! quanto tempo não tomo vacina e sei que essa dói para chuchu!
Dia 07 é o ultra-som!! Vamos vê-la de novo! Já estou com saudades!!
Se esse vídeo ficar melhor, vou pressionar um pouquinho o pai da criança para fazer... ainda estamos sem o vídeo que mostra o sexo! humptf!

Hoje é sexta!!!!! escolinha, ensaio do dia dos pais, terapia e FIM DE SEMANA!!

Ah e segue o saite mais bacana que detalha a semana da gravidez!

23º semana!



(cerca de 21 semanas após a concepção)


Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, seu bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.

Múltiplos: Seus bebês têm períodos de sono e alerta alternados, que podem ou não coincidir com os do irmão.


Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.

Múltiplos: É bom estar familiarizada com os sinais de parto prematuro. Gestação múltipla apresenta um risco mais elevado para esse acontecimento. Avise logo o seu médico se os seguintes sinais e/ou sintomas começarem: sensação persistente de peso no baixo ventre; contrações recorrentes (4 ou mais em uma hora); perda de líquido; rotura das membranas; cólicas.


Faça alguma tarefa doméstica de surpresa ou convide-a a descansar enquanto você prepara um bom lanche para o jantar ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para você.







Dúvida: voltarei a ter essa cinturinha? sem saudades ainda, mas bate a pergunta!
(Salvador, BA - novembro/2007)