da gravidez a maternidade..
Mostrando postagens com marcador papai. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador papai. Mostrar todas as postagens

sábado, 24 de janeiro de 2009

Sling..


Durante a gravidez, descobri o sling e me apaixonei.. o nome é moderninho, mas nada mais é que um pedaço de pano que cruza as costas, que pode possuir argolas ou não.. usado pelas índias, africanas, chinesas, principalmente quando estão trabalhando, elas colocam os filhos nas costas e continuam seus afazeres..

Há uns 10 anos atrás, um americano casado com uma havaiana uniu a canga da esposa com um par de argolas e "criou" o sling.. nada se cria, tudo se copia, não é mesmo?

Atualmente o sling está em alta.. vendido muito pela internet, com preços que variam entre 50 a 100 reais, nas mais diferentes estampas.. existe em São Paulo até um encontro mensal de mães que utilizam o sling..

Realmente, é muito bom!!! A Içara adora o sling e a mamãe também..
Vantagens do sling:
- o bebê fica pertinho do seu corpo, relaxado, curtindo o quentinho, o cheirinho, o calorzinho da mamãe ou do papai..
- devido a esse quentinho, as cólicas vão embora! é só colocar e a Içara para de chorar.. mais 5 minutos e dorme profundamente naquele vai e vem gostoso..
- acaba por prolongar a "vida uterina" já que o bebê fica dobradinho e numa posição quase fetal.. fazendo com que a relação mamãe-bebê seja mais intensa e gostosa para ambos..
- a mamãe fica com as duas mãos livres!! Vamos ao supermercado, ao restaurante, pegamos ônibus.. tudo de sling.. a criança fica super segura e a mamãe tranquila e feliz por dar conta de tuuudo!!

Desvantagens:
- a primeira não sei bem se é uma desvantagem ainda, mas morro de medo da Içara acostumar muito no colo, por causa do sling..
- ela está só com quatro quilos ainda.. não sei por quanto tempo conseguirei carregá-la..
- os comentários das pessoas nas ruas sem dúvida é a maior desvantagem.. tem dia que estamos de bom humor e tal.. mas, depois da quarta, quinta pessoa, que olha, aponta, comenta, pede pra ver, e faz os mesmos comentários.. tem que ter uma paciência fora do comum!!!
se você usar sling, os comentários mais ouvidos serão:
"a, tadinha!! está toda torta!!"
"não faz mal pra coluna?"
"não tá machucando?"
"achei que era um cachorro!" (???????!!!)
"ela não chora?"
"o que o pediatra disse? pode carregar ela assim?!"
e a melhor de todas!!!!!!

"Ah!!!!!! eu vi na Ana Maria Braga!!! NO mais você!!!!! é como se ela estivesse no útero, né??"


Mas, tirando os olhares e comentários de curiosos.. SLINGAR É TUDO DE BOM.. chique, prático, lindo, gostoso!!

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Ninguém tem paciência comigo...

É assim que me sinto quando vou ao obstetra. Ele é apressadinho, me responde tudo tão rápido que até esqueço todas as perguntas.. um saco!
A vantagem dele é que aposta no parto natural e eu vou criando coragem nestes últimos meses que faltam..
Fomos ontem nele, eu e o gustavo e a bebê. Cheguei lá e rapidinho fui atendida! Que ótimo, normalmente são 2 horas na recepção.
Consulta rápida, ouvimos o coração. A lindinha estava lá no tum tum tum! Quero uma máquina daquela em casa e se possível uma de ultra-som também!
Ele achou que estamos com pouco líquido, pediu para repetir o doppler, um tipo de ultra-som mais apurado.. Enquanto isso, vou começar a beber mais água! O problema da água é que ela tem que sair e dá-lhe idas ao banheiro.. mas, fazer o quê? a bebê precisa a mamãe faz!
Também vou precisar tomar a anti-tetânica! argh! quanto tempo não tomo vacina e sei que essa dói para chuchu!
Dia 07 é o ultra-som!! Vamos vê-la de novo! Já estou com saudades!!
Se esse vídeo ficar melhor, vou pressionar um pouquinho o pai da criança para fazer... ainda estamos sem o vídeo que mostra o sexo! humptf!

Hoje é sexta!!!!! escolinha, ensaio do dia dos pais, terapia e FIM DE SEMANA!!

Ah e segue o saite mais bacana que detalha a semana da gravidez!

23º semana!



(cerca de 21 semanas após a concepção)


Seu bebê pesa cerca de 580 gramas agora. Mede cerca de 27 cm da cabeça aos pés. O corpo torna-se mais proporcional a cada dia e os ossos do ouvido médio começam a endurecer, tornando possível a condução do som. O feto reconhece os sons maternos tais como a respiração, os batimentos cardíacos, a voz e a digestão. Se nascer agora, seu bebê já tem chance de sobreviver, contudo o sistema respiratório ainda está em desenvolvimento. Esperamos que ele fique aí dentro por várias semanas!! Ossos, músculos e órgãos apresentam crescimento estável. Os vasos sangüíneos, ossos e órgãos são visíveis sob uma fina membrana de pele transluscente, rósea e enrugada.

Múltiplos: Seus bebês têm períodos de sono e alerta alternados, que podem ou não coincidir com os do irmão.


Seu bebê ainda tem muito espaço para se mover, chutar, saltar e virar cambalhotas. Você pode inclusive ver seu abdome se mover. Seu útero está cerca de 5 cm acima do umbigo. Se você anda meio indisposta e de mau humor, não se preocupe, pois é normal. Tente ficar bem com você mesma.

Múltiplos: É bom estar familiarizada com os sinais de parto prematuro. Gestação múltipla apresenta um risco mais elevado para esse acontecimento. Avise logo o seu médico se os seguintes sinais e/ou sintomas começarem: sensação persistente de peso no baixo ventre; contrações recorrentes (4 ou mais em uma hora); perda de líquido; rotura das membranas; cólicas.


Faça alguma tarefa doméstica de surpresa ou convide-a a descansar enquanto você prepara um bom lanche para o jantar ou saiam para jantar fora. Deixe-a saber o quão especial ela é para você.







Dúvida: voltarei a ter essa cinturinha? sem saudades ainda, mas bate a pergunta!
(Salvador, BA - novembro/2007)

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Aviso aos navegantes

Algumas pessoas muito minhas queridas, recebem via email o último post que escrevi aqui no blog. Aqui onde hospedei meu blog, posso mandar diretamente para 10 emails, se eu pudesse mandava para todo mundo, afinal existem muito mais de 10 pessoas queridas com quem gostaria de dividir esse momento tão delicioso.
Então, vai o aviso para as 10 pessoas: no finalzinho de cada email "De umbigo a umbiguinho" tem um recadinho automático, que diz assim: "Postado por Bruna Leite Yoda no De umbigo a umbiguinho... em 7/27/2008 07:52:00 PM"

esse linquezinho azul é para ser clicado para entrarem diretamente no blog e ver todo o capricho que o papai e a mamãe aqui fizeram, além de fotos e dicas de outros blogs muito bacanas! e sejam bem-vindos! quando tiverem um tempinho é só entrar!

Ah... e deixem um recadinho para essa mamãe ansiosa aqui, que sabe que entra gente, pois descolou um contador bacana, mas sente-se falando para ninguém, pois proponho aqui uma conversa e quero muito o retorno de vocês!

beijo duplo da duplinha aqui!

b. & bebê

domingo, 27 de julho de 2008

BALANÇO GERAL no último dia de férias!

Nesta última semana, de férias, aproveitei para vasculhar a net e achei tantos blogs MARAVILHOSOS e comecei uma listinha (está do lado esquerdo da tela)..Ai, que delícia ler as aventuras de mães interessadas na educação dos seus filhotes, cada relato mais delicioso que o outro!Fico aqui sonhando com minha filhota e me enchendo de teorias "quando nascer vai ser assim, vai ser assado!". Mas, sei que só dá pra saber quando nasce mesmo, porque é uma relação de via dupla-tripla, eu-papai-bebê ou eu-bebê-papai.. enfim, a ordem aqui não altera os fatores. Ou altera?Fiz um teste em um saite para saber que tipo de mãe serei: Super protetora, moderninha, etc. E deu super-exigente!!!!! AFFF!!! Super exigente comigo eu já sou e fico bem frustrada com isso. Mais um tópico para a terapia!É que eu gosto quando tudo parece em seu devido lugar, nos "míiinimos detalhes!".
--------------------
Já estou devorando todos os textos sobre parto. E tenho uma porção de dúvidas, espero que meu obstetra tenha saco para ouví-las e respondê-las.. POrque de vez enquando ele é muito sem paciência e quer fazer tudo rápidinho!Estou ficando muuito de cócoras e preciso começar a andar todo dia! Dizem que é ótimo para ter um parto normal.Eu gostaria que fosse normal, a recuperação é mais rápida e já li (também) que é melhor para o bebê. Meu obstetra também é a favor do parto normal, mas das duas pessoas que me indicaram ele, uma foi cesária e uma foi normal. preciso conversar mais quando fico na recepção, com a mulherada!!Essa semana quero visitar a Casa de Saúde, maternidade suuuper bem recomendada. Lá tem cursinho de gestante para o casal, com enfermeira, psicóloga e tal... são só 4 encontros, mas acho que vai ser legal, principalmente pro papai ir se preparando também.
---------------------
Outra coisa boa é que minha vó, Dona Ambrosina Viana Leite, 82 (ou 83) anos de puro charme, entre bordados, crochês e tricôs, virá à Santos. Minha mãe foi visitá-la e foi para o casamento da minha prima Laíze e volta na terça com ela!
Quero muitas fotos desse momento GERAÇÕES! As quatro bem juntinhas!
---------------------
Amanhã volto a trabalhar! Estou com saudades e como fiquei muito em casa sozinha, já que o maridão está trabalhando mais do que merece e eu não tinha dindin nem pra ir a feira... fiquei só no come e dorme e já cansei da mordomia!
Bem, por hoje é só pessoal!
Boa semana a todos!
Beijos duplos.
B. & bebê

terça-feira, 22 de julho de 2008

SEMANA BOA..

começamos essa semana com o pé, mão, braço, tudo direito! O papai da criança foi (para meu desespero!!) e voltou de viagem (graças a deus!!) e deu tudo certo por lá.. a saudade foi imensa!

A princesa anda muito sapeca, desde quinta-feira passada está muito mais agitada, dando muitos pulos, soquinhos e pontapés na barriga da mamãe.. É MUITO BOM!!!!!!

Também sinto que os meus cabelos e pele ficaram melhores e ainda não engordei muito... cerca de 2kg, aproximadamente... só aparece o barrigão!!! que bom!!! pois, se engordo muito, eu que nunca fiz ginástica... depois pra emagrecer ia ser cruel.. meu apetite não mudou muito e não possuo desejos estranhos e já não gostava muito de doces, agora, então, qualquer pedacinho já me satisfaz!!

Quinta agora completo 22 semanas (5 meses completos).. e vem chegando a hora.. mais da metade do caminho já passou, faltam 18 para conhecer a carinha da princesa! Muito difícil decidir nome!! Ainda não deu um click! Lara, Larissa, Ana, Heloisa, Poema, Anelis, Valentina e a dica do pai Estamira (!!!) acho que é assim que escreve..

Essa semana é folga da escolinha onde trabalho.. nem deu tempo de matar a saudade dos meus queridos, pois fiquei 15 dias fora, voltei 5 e agora já estou de folga.. achei-os muito mais maduros mas, tinham poucos, então, não dá pra saber qual a real situação que me espera em agosto! rsrs.. CRIANÇAS SÃO SEMPRE UMA GRAAANDE SURPRESA..

Estou lendo um livro que minha mãe me deu "O que você REALMENTE quer para os seus filhos?", de um gringo Dr. Wayne W. Dyer.. é bem bacana, fala sobre auto-estima, auto-imagem, auto-confiança.. respeitar a presença da criança quando se fala dela e da importância de respostas sempre positivas para as atitudes delas.. acho que vai me ajudar tanto lá na escola quanto para eu mesma, porque temos que modificar em nós muitos comportamentos e posturas negativas a cerca de nós e do que passa ao nosso redor e às vezes isso se faz difícil, porque acabamos nos vencendo pelo cansaço e pelos problemas.. mas, aproveitando a maré REDONDINHA, tudo jóia que venho passando, vou é aproveitar..

AH!! e a casa está um brinco!! ontem foi dia de Maria! Santa Maria que trabalha lá na escolinha, veio me dar uma super força numa faxina monumental!! Mudei móveis de lugar, lavamos tudo! ficou lindo! dá até gosto de ficar em casa! Aproveitando a organização, vou deixando semanário da escola pronto, lendo um pouco, realizando tarefas da faculdade e começo a semana que vem e agosto com a sensação boa de que tudo está em seu devido lugar, coisa que me deixa muuuito feliz!

Já as fotos e vídeo da nossa filhota, depende do papaizinho, que ainda não arrumou tempo em seu corrido dia para me fazer tal agrado! E minha máquina está péssima, toda hora a bateria acaba..a barriga está bem grandinha já! O mais engraçado é que tem gente que fala: "Nossa, como está grande! 5 meses só?" e outras: "Nossa, que pequena sua barriga, já está com 5 meses?" rsrsrs... pra mim está do tamanho certo.. o pessoal acha que pro neném nascer bem e forte a mãe precisa virar um BUCHO!!! deus me livre!!!!!!

Beijos, boa semana a todos!!!!

sábado, 21 de junho de 2008

informação versus preocupação..

17 semanas e 2 dias.. ansiosa para sentir o bebê mexer.. Já li e reli que a grávida pode sentir o bebê a partir da 17º semana, mas o mais comum é lá pela 22º!
Porém, mesmo tendo essa informação, fico preocupada do meu bebê ser preguiçoso ou estar acontecendo algo que não posso ver, nem controlar! A informação existe, mas não me acalma!
Acordo e durmo, esperando o próximo ultra-som, quero tanto ver meu bebê, mexendo, chupando o dedo, colocando o pé na cabeça, ver seu pintinho ou sua perereca!!

Enfim, vou sonhando com o dia do ultra-som, que é o que alivia o corrido dia-a-dia e as dores no baixo ventre que venho sentindo. Afinal, é um tal de senta, levanta, abaixa, pula, fala alto, ensaia quadrilha, amarra sapato, desce na altura dos olhos pra conversar com a criançada!! aff! é de matar e doer... chego em casa pior que carne moída.., sinto dor da planta dos pés até o pescoço e todo o ventre se esticando.. durmo em qualquer lugar e sinto preguiça de qualquer coisa que precise de esforço físico.. trabalhar com criança na gravidez não é fácil não!! parabéns à mulherada que já passou por isso e não reclamou! Porque estou achando muito ruim e desgastante, até porque tenho que sentar no chão o tempo todo e pra levantar depois é um sufoco!!

só o namorido lindo pra me aguentar.. esses dias, coitado, foi brigar comigo porque sentei na roupa que ele tinha acabado de passar e nem vi que estava na cama.. e eu chorei que nem criança... hormônios sentimentais!

que bom que hoje é sábado!! vou arrumar a casinha e fazer comprinhas de gestante com minha mamãe à tarde..