da gravidez a maternidade..

domingo, 21 de setembro de 2008

Do que somos feitos?

Somos feitos da nossa própria história, a que escrevemos por nossas próprias mãos ou a que a vida entrega a nós, em cada virada e o que fazemos dela a partir daí.
Família, amigos, pessoas que esbarram na gente, tudo é história.. e uma coisinha só muda tudo. É o tal efeito borboleta.
Um pedaço da minha história foi embora, na sexta-feira, dia 12 de setembro, deste ano. Vô Miguel.
Quando se está a gerar vida, perder um pedaço dela é paradoxal demais.. Ao saber de sua morte, procurei entre papéis, um trabalho que fiz em 2002, de Sociologia, onde escrevi sobre os meus antepassados.. estavam lá presentes as histórias dos meus avós paternos e maternos. Desapareceu. Não encontrei.. e mais triste fiquei. Um registro que eu poderia passar para minha filha, um pouco mais de sua história, para que as raízes não se perdessem, foi-se embora, provavelmente, na última faxina que fiz no armário. Lembro apenas de trechos, de que meu avô vendia tudo quanto é tipo de coisa e criava "jingles" para vender na rua, pirulitos, um tipo de sabonete.. e que quando era bem criança, teve de se vestir de menina, para fugir dos cangaceiros.. Pois, é.. tinham tantas outras histórias. Agora são só saudades. Meu pai ainda morava em Nanuque - MG, quando precisei fazer esse trabalho e ele fez a pesquisa, um bate papo com meu avô e me passou tudo pelo telefone. Na casa da minha mãe tem o vídeo das bodas de ouro dos meus avós. Dona Rosa e Seo Miguel. Hoje unidos lá no céu. Alguma história sempre fica.
Essa mistura cearense, vinda de Juazeiro do Norte, com uma pitada baiana das Furnas, criação mineira-paulista é o que sou hoje. Você filha, é mais mistura ainda, de tudo isso e mais paraíba, santista, portuguesa, espanhola, vicentina.. brasileira. e será do mundo, suponho.
As raízes nem sempre são presas a terra, mas são por onde a alma se alimenta.

2 comentários:

disse...

Que lindo!!!!
A vida é feita de histórias e a de vcs tres será um conto lindo de ler no futuro!!!!
Ah! Não esqueça de colorir cada página, mesmo que o cinza apareça as vezes!!!
Beijos coloridos!!!

wvleite disse...

Adorei ler o seu blog.
Que delícia sentir nas suas palavras o carinho e a alegria de ser essa mistura pura. Parece contradição, mas não. Aceitar a mistura é que dá pureza à sua personalidade. Pura e ímpar.
Um beijo carinhoso.

Tio Bob.