da gravidez a maternidade..

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Contagem regressiva


O que são 12 semanas? 3 meses? 90 dias? setembro, outubro e novembro?
A barriga está começando a pesar e a cabeça a girar.. é tudo muito lindo, tudo muito mágico ser mãe.. mas, dá um medo. "É a vida seguindo o seu curso natural" mas, porque é natural o leão capturar e devorar um animal menor que ele, não quer dizer que não continue a dar medo ao ver isso acontecer.

Portanto, imaginar-me mãe de uma menina que sairá de dentro de mim, que me acompanha há 6 meses e de repente estará aqui, do lado de fora e depois a contar suas próprias histórias, me deixa com um frio na barriga.. e que barriga!!! A bebê está pesando, aproximadamente 1k200g, mais placenta, mais líquido.. é um pesinho extra que não tinha o costume de levar por aí..

Não penso muito na hora do parto, virá da forma que tem que vir.. o médico e eu acreditamos no parto normal e posso segurar até a 41 semanas.. mas, também pode não chegar até lá..

o enxoval está pronto, de frio e de enfeites minha filha não passará mal.
Quero ter muito leite e que a coragem apareça de maneira natural..

e o mais importante de tudo: não vejo a hora de conhecer a cara dessa moleca!

28 semanas (parabéns para a barriga!!)

(cerca de 26 semanas após a concepção)


Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.

Múltiplos: Se nascerem agora eles têm 90% de chance de sobrevivência. Esperamos que eles fiquem por aí mais um bom tempo.


Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.

Múltiplos: Você começa a se sentir muito pesada e lenta agora; há muita pressão a nível da bacia e dores nas costas. Você se sente como se os bebês estivessem sentados sobre o seu reto ou bexiga. Banhos mornos podem ajudar. Seja paciente e peça ajuda aos mais próximos. Você vai precisar. Exames do Terceiro Trimestre:

Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.

Nessa fase você deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....


Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.

4 comentários:

buy stocks disse...

very cool.

low mortgage loan rate disse...

i think you add more info about it.

voda earth disse...

ive done something here to have you a few cents!

RobertaPaiva disse...

Oi Bruna!
que linda a sua barrigona!
Gerar é realmente estar em contato com as melhores partes da gente, tudo ganha um outro significado, a vida ganha outra cor, tudo fica grande, belo, perfeito...é mágico!
E nestes últimos meses experimentamos realmente uma avalanche de emoções por segundo rs!
beijos
Beta