da gravidez a maternidade..

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escolinha

Içara está com dois anos e um mês. Com muita energia , pouca soneca e assistindo mais tevê do que aprovo e ficando cada dia mais entediada, porque eu fico em casa, mais ao contrário do que muita gente pensa, não é de pernas pro ar (pelo menos não o dia inteiro, hehehe). Eu trabalho no Kika de Pano, cuido da casa e tento dar conta dos estudos da faculdade que (enfim!) está chegando ao fim.
Como não temos família aqui na Praia Grande, a única solução é ir pra escolinha.
Eu sabia que ia ser uma decisão difícil.

Trabalhei com educação infantil por seis anos antes de ter a Içara e sei o que é uma escola de qualidade, que vai além do cuidar, do educar. sei o que é o comprometimento de uma equipe, reuniões semanais para oferecer as crianças atividades e brincadeiras significativas que estimulem sua curiosidade e participação, que antes de chegar nas letrinhas (o que parece ser a coisa mais importante do mundo em muitas escolas), a criança vivencia e experimenta através do seu corpo e de todo movimento que é capaz de produzir, em tom de brincadeira, com muita música, espaço, histórias, teatro, fantoches, vídeos, todo um conteúdo antes de representar o resultado no papel.
E partindo deste conceito de escola, visitei nove escolas. Gente, que tristeza. Apostilas gigantescas à 500 reais anuais. Escolas mofadas. Espaços pequenos. Quase zero de área aberta ou verde. Nenhum semanário para mostrar. Em algumas nem sabiam em que classe a Içara ficaria. Triste. Triste. A educação neste país é caótica.

Pensamos primeiro, em colocá-la na creche, mas só temos opção de período integral, e acho muito uma criança ficar na escola das sete da manhã às cinco da tarde.

Nas minhas visitas, encontrei uma escola nova, abriu hoje. Limpa, bonita, os donos tem bom gosto para a decoração, tudo realmente muito lindo e encantador. completamente diferente de tudo que visitei. Além do mais, foram os mais capazes de definir o conteúdo pedagógico da escola e demonstrar que sabiam do que estavam falando.

Porém nos deparamos com um detalhe: os donos são evangélicos. Logo na entrada da escola tem uma passagem dos Gênesis e aquilo chamou minha atenção. Quando o diretor falou que não entrava xuxa, funk ou é o tchan na escola, indaguei da Aline Barros (cantora evangélica que fez dvds com músicas infantis), porque vi um dvd ao lado da tv. Ele disse que tinha toda a coleção dela. Aí começou a confusão. Eles não comemoram Carnaval, nem Festa Junina, nem Folclore.

Içara é filha de dois chatos, tendo uma mãe agnóstica e um pai ateu, perderia ela a oportunidade de estudar numa boa escola?

Fui atrás dos dvds da Aline de Barros, para não me sentir a maior preconceituosa da face da terra, li umas 10 letras das músicas e realmente todas colocam deus e jesus em seus dizeres. até a música do não atire o pau no gato.

"Não atire o pau no gato, to, to
Porque isso, so, so
Não se faz, faz, faz
Jesus Cristo, to, to
Nos ensina, na, na
A amar, a amar os animais
Amém!"

e outra que me chamou a atenção:

A viuvinha pôs na caixinha
Sua moedinha, o seu melhor
E quem oferta com alegria
Junta o tesouro muito maior

Jesus se agrada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual o da viuvinha

Jesus se grada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual ao da viuvinha...


Sinceramente, não gostei. Do mesmo jeito que a Içara não conhece a Xuxa ainda porque acho tranqueira, acho completamente desnecessário ela conhecer essa tal Aline e suas idéias cristãs.

Por felicidade, conheci a Isabel, vó do Lucca que mudou recentemente pra Praia Grande e estávamos nós duas na mesma empreitada, visitamos as escolas juntas e a que mais gostamos foi essa. Hoje, ela foi visitar a escola de novo, para matricular o Lu e pedi pra ela perguntar das questões folclóricas e tal. E ela comentou com a diretora o quanto eu havia gostado da escola, mas não desejava uma educação religiosa/cristã/evangélica para minha filha, (principalmente pelo fato de que eles não assumiram num primeiro momento, que a escola tinha essa missão também). Eles afirmaram que as músicas falavam sobre bichinhos, etc. Até entendo, eles estão tão dentro deste universo que os dvds lhe parecem educativos e inofensivos. Mas, se a Içara fizer a apresentação de fim de ano com alguma dessas músicas, ou começar a cantar enlouquecidamente pela casa, não dá. Porque não tem nada a ver com a gente, com nossa história, com nossa crença.

Eu prefiro passar valores a ela, do que crença, fé. Acho que isso ela vai construir com suas próprias experiências e quando e se isso for despertado nela, estarei aqui para mostrar todas as formas possíveis que existe de re-ligar-se a deus e dependendo da idade, tudo que penso em relação a questão da fé X religião.

E para minha felicidade, a diretora percebeu e a educação religiosa/cristã/evangélica (nunca sei qual termo usar) será opcional e as mães e pais podem escolher se os filhos participarão ou farão outras atividades no momento.

Vi que não tinha errado por gostar da escola, dos diretores. Fiquei feliz por eles perceberem e modificarem a estrutura para atender todos os alunos de forma a realmente compartilhar a educação dos nossos filhos. Fiquei mais tranquila.

Hoje começou o curso de férias. Uma forma de divulgar e abrir a escola antes de iniciar o ano e os pais conhecerem. Amanhã o papai vai conhecer a escola e se ele gostar tanto quanto eu, a Içara vai começar amanhã mesmo sua adaptação.

Vou atualizando o quanto for possível aqui, sobre a NOSSA adaptação.

É isso. Dificil escolher quando se tem poucas e péssimas opções.

2 comentários:

Carlos Gustavo Yoda disse...

ofertinha é sacanagem demais. amanhã vou lá conhecer e já deixar a pequena. com o coração apertado. mas confiante que ela precisa viver as diferenças.. viva para içara. que cresce. todo dia..

Anônimo disse...

querida! tb sou mãe e cristã.acho um absurdo vc pensar desta forma a educação cristã é uma das melhores no quesito de valores.pena vc ñ permitir q sua pequena conheça o DEUS maravilhoso q nós cristãos conhecemos pois ele é maravilhoso.querida DEUS tem algo muito especial para sua vida,só ele te conhece.eu sei q é complicado mas ñ impossivel.pois para DEUS nada é impossivel e vc é ESPECIAL PARA DEUS.pense bem!!! JESUS TE AMA.