da gravidez a maternidade..

terça-feira, 28 de setembro de 2010

soneca da tarde


Içara cresce em ritmo frenético. Vejo isso todos os dias, uma palavra nova, um gesto novo, um movimento diferente.
E apesar de muita gente encher meus ouvidos com "nessa idade meu filho já dormia a noite inteira", ela ainda acorda à noite, seja para mamar ou pra saber se a gente está acordado ou fugimos dela! rsrs..
Hoje em dia, ela acorda umas 4 vezes. E com quase 1 ano e 10 meses, estou fazendo o desmame noturno. Quer dizer, estou fazendo parte da noite, porque na outra parte eu não me pertenço. Explico: Içara dorme entre 21/22h. Eu durmo entre meia-noite e duas da manhã. Assim, enquanto eu estou acordada e ela desperta, eu vou e coloco na cama e fico até ela dormir de novo, o que é rapidinho. Depois, das 2 da manhã, se ela acorda, vem para nossa cama sozinha e fica lá até de manhã. E assim, vamos ajustando aos poucos a dormida no quarto dela e a cama compartilhada, até que ela passe a noite inteira por lá.

Mas, desde quinta-feira passada, ela luta para fazer a soneca da tarde. Que era tão boa, para mim e para ela. Não quer de jeito nenhum. Me dá tchau e vai-se embora brincar. Ela não tem ficado enjoadinha por causa disso, tem aguentado bem 12 horas acordada.

Quem não está aguentando sou eu! 12 horas ininterruptas de Içara chamando "mamãe, mamãe, vamos, vamos! qué tetê, psi (piscina), au au, vovó, vovó, papai, so-so, mi-mi, shi-shi".
Estressei.
Mas, já desestressei também. :)
Afinal, uma hora essa soneca de 2 horas ia acabar não é mesmo? Apesar da listinha do salto de crescimento ir até 17 meses, acho que na última semana a içara passou por um fortíssimo que me deixou de cabelo em pé!

Talvez se ela acordasse mais cedo, faria uma soneca ainda. Mas, não tenho coragem de acordar antes das 9, nem a ela, nem a mim! Então, vamos juntas nesse novo caminhar!

0 comentários: