da gravidez a maternidade..

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bruna e seus dois amores ou declaração de amor ou (ainda) entendendo o sentido de amar e ser feliz


Filha.. cá estou eu de novo, me declarando pra você. Mas, hoje declaro amor a você e seu pai. Você daqui a dois dias completa 4 meses e eu e seu pai, com 2 anos completos fazem 2 dias.. uma simples matemática onde 1+1=3.
Sabe filha, quando eu e seu pai já morávamos juntos, pensamos em casar (ainda não conseguimos realizar, faltava a dama de honra e ainda falta escolher um ritual que nos agrade amplamente) e seu vovô Marcos nos perguntou se a gente já sabia o motivo de casar e a resposta foi porque a gente se amava e ama. E seu vovô que fala pouco, mas é muito sabido, disse que se casa pra fazer o OUTRO feliz.
Isso é uma baita verdade, filha.
Imagine você, quando souber ler e entender o que lhe escrevo, se em muitas famílias já é difícil a convivência, imagina conviver com alguém que se ama e se escolhe? Parece fácil e romântico, mas pra gente não foi não. Talvez, outros casais tenham essa facilidade.
(faço um outro pensamento aqui: dizem que os filhos são o contrário dos pais, parece até que é pra contrariar. Mas, se você for o nosso contrário, vamos tirar a sorte grande: será uma moça muito sociável e educada, retornará telefonemas, estudiosa, organizada, independente e nada mimada!)
Pois bem, conviver não é coisa fácil. Somos feitos de tantos detalhes e vícios, diferenças e manias que pra quem sempre conseguiu (de um jeito ou de outro) tudo o que quis na maior facilidade, como eu e seu pai, é complicado passar da classe B pra classe C em 3 meses..
Mas, a gente conseguiu fazer sobreviver e viver o amor e o cuidado e fizemos você que, sem dúvida nenhuma, não existe nada mais perfeito em nossos currículos.
E hoje te olhando, percebo também que a maternidade é fazer feliz.
Sinceramente, não consigo acreditar que "os bebê pedem pra nascer", ando bem são tomé ultimamente..
Portanto, se eu e seu pai, resolvemos trazer você até nós, para viver conosco, para crescer ao nosso lado, o que precisamos fazer por você? Só lhe fazer feliz..
Alguns pais acham que os filhos devem fazê-los felizes, corresponder as expectativas.. isso, pra mim é um grande erro e pretendo não cometê-lo com você.
Fazer feliz, no meu conceito, é não deixá-la chorar nem sofrer sem motivo. É educá-la para compartilhar, respeitar, cumprir o que se propõe, impor limites, quando necessário, escutá-la e respeitar seu ponto de vista e suas escolhas, apoiá-la e torcer mesmo que eu não esteja de acordo, para que você tenha sucesso e se este não vier, engulir a seco a frase pronta de "eu te avisei".. é te aplaudir ou te consolar.. tentar passar uma visão mais positiva das coisas, mesmo que eu precise me convencer disso primeiro. é abolir dentro de mim preconceitos e hipocrisias..
eu sempre digo e repito.. tenho aprendido muito mais com você do que o oposto..

E o seu pai, eu não posso mais educar ou evitar alguns sofrimentos ou choros, ele já tem um caminho que ensinou ele a ser assim e só ele mesmo pode achar e saber o que é pior e melhor e eu só posso apoiar. Com ele, sou mais humana do que a fada cantante e saltitante que tento ser pra você.. O cotidiano sopra pra longe o pózinho mágico e o que posso fazer é recolher um por um, todos os dias e trazer pra dentro de casa para unir aos que continuam impregnados em todos os cantos do meu coração.
Minha missão, como mulher, mãe, mamífera e humana é estar feliz, fazer você e ele felizes. E tento todos os dias, mesmo que não consiga, eu tento.. e só a tentativa já é uma grande vitória pra mim, porque tem tanta gente que desiste por aí, não é mesmo?
Porque amar em forma de verso, na frase pronta também é coisa fácil, mas por a mão na massa, agir em prol da felicidade do outro.. ah... vira outra conversa.
Às vezes, uma surpresa, um almoço fora, um passeio, não saem como o esperado. Mas, aprendi a me abalar por menos tempo, aprendi a pegar o copo d'água e colocar açucar ao invés de fazer tempestade.
O amor faz essas coisas, faz a gente aprender e querer ver o outro feliz.
Ficamos mais altruístas do que egoístas.
E isso faz, no final das contas, um bem maior ao meu coração do que eu supunha imaginar..

Declaro amor sem medidas a vocês, que já aprendi também que amor não se mede, e abraço com muito gosto a missão que esse amor me dá.. de fazer vocês felizes.. estou aprendendo que se eu fizer direitinho não vou precisar cobrar o retorno, pois será certo que virá..
E como estou aprendendo ainda e a vida não dá diploma nem formatura, o erro, a falha humana é certa.. mas, me desculpo desde já e peço uma paciência desmedida de vocês que é a melhor forma de me ajudar.

um beijo para os meu amores e que a vida lhes seja farta e longa e bela.. estarei por perto, segurando a mão ou pra dar impulso pro próximo pulo, um chacoalhão quando merecer, uma bronca e se preciso for, correr junto em busca dos sonhos seus..
Pois, ver vocês satisfeitos e felizes é um dos meus..
amo..

2 comentários:

RobertaPaiva disse...

Que declaração de amor,Bruna!
E amor dos bons, amor de raíz, de dentro, de eternidade, de plural!
Sejam muito felizes sempre!
A chegada de um filho faz mais feliz ainda o que já era perfeito...é uma história de amor para todos os lados rs! E de muitas descobertas também...
Haja alma e coração!
beijos em vocês
Beta :)

paticaavelar disse...

bruna querida que linda sua declaração. fiquei até emocionada!