da gravidez a maternidade..

sábado, 21 de março de 2009

é tempo de desenvolver


O que parecia impossível cada vez se mostra mais a mim.
Cada dia você está mais maravilhosa, mas não existe limites para você e quando acho que já chegou no mais alto ponto de ser a coisa mais linda, mais perfeitinha, mais "tchuco, tchuco da mamãe", lá vem você e me surpreende.
Há 3 meses e meio atrás, você era uma barriga, com quem eu falava. Depois, era um bebê frágil, cheio de frescurinhas para se pegar, se falar, umbigo pra cuidar, tão pequena e delicada que a gente tinha medo de quebrar.
E como num passe de mágica, vai se tornando uma boneca mais durinha, sorridente, começando a pegar as coisas por conta própria, seus brinquedos vão fácil da mão a boca, os pés vivem para cima agora, e você os pega o tempo todo, como se eles fossem brinquedos também.
Às vezes, também solta a gargalhada mais gostosa de se ouvir e o pescoço está cada vez mais firme e logo, logo não precisará do meu apoio para sentar.
Ouço muito a frase de que "o tempo passa rápido demais.." mas, o tempo é coisa muito relativa, tem o das horas do relógio, o de quando estamos com pressa, o da preguiça.. enfim. O tempo é coisa inventada pelo homem e fazemos dele o que bem entendemos.
Acho que o tempo passa no tempo certo. Afinal, quem aguentaria por mais de um mês aquele bebê molinho, aquele umbigo pra cuidar, aquele cocô de 10 em 10 minutos (haja fralda!!)..
Seu desenvolvimento sim, esse é rápido demais! 3 meses e meio e é inacreditável como cresceu, engordou, riu, pegou nas coisas e corresponde a sons e olhares, já se assusta, já se diverte, já sabe se entreter sozinha.
Se fosse possível, eu usaria todo o meu tempo pra te olhar, pois a cada instante você é uma nova criança, a mesma sempre, mas modificada, entende?
Esse é o grande barato de ser criança, por isso que todo mundo não pode ver uma que fica doida! Quer apertar, beijar, saber quanto tempo tem, se é calma, brava, dorme bem.
Porque cada dia vocês, bebês e crianças, trazem a novidade, o descobrir o mundo, um olhar novo para significar o que já existe há tempos.
Quando a gente cresce tem que tomar cuidado, para não cair nessa coisa de ter "juízo demais" e se tornar adulto, repetitivo, cheio de manias e rotinas esperadas.. difícil manter a criança nossa viva, porque o mundo por muitas vezes faz questão de ir podando, forçando a gente a crescer.
Ter filhos e gerar vida: para fora e para dentro da gente mesmo.
Você era uma sementinha que saiu de mim. Mas, que deixou plantada e germinando outra semente, que desperta cada dia mais a criança que existe cá dentro: o olhar curioso, a vontade de brincar na areia, fazer castelos, correr sem direção, cair por diversão, abraçar e beijar, brincar de casinha, comidinha, ser astronauta, tomar banho de chuva! ah!!
Existe uma adulta ainda em mim, que lembra de pagar as contas, fazer planos pro futuro, dar remédio, banho, hora pra comer, hora de dormir.
Afinal, filha você fez uma coisa inédita me infantilizou e me amadureceu ao mesmo tempo e uma hora eu encontro o equilibrio entre estes extremos.
Que crescer é coisa difícil, mas muito gostosa de se fazer ao lado de quem se ama.
E eu, filha, adivinha?

AMO VOCÊ DEMAIS!

0 comentários: