da gravidez a maternidade..

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Hora de dormir

Bem, a Içara já está com 2 meses.. e não posso reclamar. É uma garota esperta, cada dia que passa observamos uma novidade no seu comportamento, no seu jeitinho e quando está bem humorada solta gritinhos e "bus", "és" e outros grunhidos deliciosos de se ouvir.. quando brava solta uns "iga, iga, iga" que nos faz rolar de rir..

O problema é a hora de dormir.. eu já sabia, pela experiência que tive com os filhos dos outros que não tem bicho mais chato que criança com sono.. mas, quando é a nossa, o buraco é mais embaixo..

Ela brinca numa boa, fica sozinha um tempão, olhando as coisas, dando risada para os anjinhos, brinca comigo, com o papai e de repente o relógio bate: faz mais de 1 hora que está acordada.. começa a zique-zira! Um choro de doer, grita, esperneia, fica vermelha, os olhos reviram de sono, mas nada da danada se entregar!

Porque que criança briga tanto com o sono?


Li um livro chamado Nana Nenê "como mais de um milhão de novos pais treinaram seus bebês para dormirem a noite de forma natural" de Gary Ezzo e Robert Buckman. Eu costumo suspeitar sempre de autores americanos, pois alguns deles acham que possuem fórmulas prontas para crianças, mas sabemos que as coisas não são bem assim..

O livro é curto, dá pra ler em 1 hora.. A fórmula é simples: amamantar, trocar fralda, brincar sozinho ou com a mamãe, ou passear ou tomar banho e pumba! sonequinha.. para começar de novo 3 horas depois, mamar.. fralda, etc.. mas, é um tanto radical, pois diz para deixar a criança chorar, uns 5, 10, 15 20, 25 minutos (!!!!)..

Para minha sorte, a Içara desde que nasceu mama de 3 em 3 horas, porém eu a habituei a mamar para dormir.. o que acaba sendo um erro pois, assim só eu poderia fazer ela dormir, já que só eu sou a provedora de leite da casa.. então, cortei a mamada antes de dormir.. mas, não consigo deixá-la chorando para dormir.. no máximo 5 minutos e com o coração apertado de dor.. se ela está só resmungando eu deixo, pois sei que vai retornar ao sono, mas quando começa a ficar vermelha, brava.. eu pego, acalmo, coloco-a deitada do meu lado e fico balançando..

Ela não foi acostumada no colo. O que é uma vantagem, pois consigo fazer muitas coisas dentro e fora de casa, com ela acordada ou não..

Depois, que cortei a mamada antes de dormir, ela tem feito curtas sonecas durante o dia.. no máximo 1 hora, 40 minutos às vezes.. mas, as noites têm sido maravilhosas.. ela é um reloginho!! mama às 21hs e brinca com a gente.. depois, mama à meia-noite e embala no sono até às 7hs da manhã!!! Acorda às 10hs, mama, troca a fralda, coloco no berço acordada mesmo e ela dorme de novo até as 10h.. 10h30.


Tem coisa mais maravilhosa??

O negócio com criança é estabelecer uma rotina.. a da Içara é assim: ela acorda às 7hs, mama e dorme até as 10hs.. mama, brinca, passeia no supermercado de sling, dorme. Acorda chatinha umas 11h30, 12h.. mama 13horas, brinca, dorme, mama às 16hs, toma banho, brinca dorme.. mama às 19hs, brinca bastante com o papai, a mamãe.. sonequinha rápida.. enjoadinha, chatinha.. chorona.. e mama à meia-noite pra começar tudo de novo às 7hs da manhã do dia seguinte..

Dentro dessa rotina eu me organizo e tudo acaba fluindo excepcionalmente bem!

O livro eu recomendo, é bom ler, mas não fique estressada, nem enlouquecida (como eu fiquei nos primeiros dias..) para tentar seguir uma rotina precisa..pois, temos que ceder à rotina interna dos nossos filhos e também fazer um denguinho.. pois, acima de rotinas e teorias de alimentação e treinamentos, somos mães e pensamos muito mais com o coração do que com a cabeça..
o negócio é saber dosar.. e acredito que eu e o gustavo podemos comemorar estes 2 meses de pais novatos com muito orgulho..

Observação: a amamentação deve ser organizada pelos pais.. o bebê chora, mas não necessariamente por fome, por isso, pense duas vezes antes de dar o peito antes de 2hs da última mamada.. pois, esse intervalos de 2h, 2h30 à 3hs, estabelecido pela mamãe é importante para a criança estabelecer uma rotina alimentar e começar a perceber a rotina, o ciclo que o dia tem.

Uma criança que mama em intervalos regulares, raramente tem cólicas (a Içara teve 15 dias de cólicas e foi justamente quando eu dava o peito toda hora) e também ajuda a formar uma rotina previsível.. onde a mamãe e o papai podem programar o seu dia de uma forma mais agradável, sem ficarem "escravos" da amamentação..

O bebê vem para uma família já estabelecida.. é ele quem tem que entrar na rotina.. a vida familiar e principalmente a vida da mulher não pode parar.. ainda mais, neste novo mundo moderno onde assumimos muitos outros papéis..

beijos!

3 comentários:

Aline Tolotti disse...

Criança é um barato, e cada uma tem um jeitinho todo peculiar né? Tenho muitas amigas que já são mães, já aprendi muito, agora é só esperar minha hora! rs...
Bjo grande e parabéns pela linda família!!!!

RobertaPaiva disse...

Oi Bruna!
que bom saber notícias de vocês!
A Içara está enormeeeee...como crescem tão rápido,né?
Você está linda e com olhar de super disposta e feliz da vida!
Adorei as fotos com o Sling..o de florzinha então é muito lindo haha.
Todo felicidade para vocês!
beijos
Beta
ps: você está certíssima de manter uma rotina para amamentar...
porque eu nunca consegui criar uma e os meus filhos viviam no peito o dia inteiro hahah.
Aliás Carolina até hoje, apesar de não mamar mais, só sabe dormir cheirando o meu peito rs!

chaticesdelivia disse...

Muito bom ler depoimentos de outras mães que passam o que a gente passa, tô feliz em ter lido seus textos sobre a Içara, eu estou com um bebê de 2 meses e 5 dias e os horarios dele são similares ao dela. Uma delícia todo dia.