da gravidez a maternidade..

quinta-feira, 26 de junho de 2008

18 semanas..

se eu pudesse vivia pra olhar, sentir e alimentar essa barriga que cresce! ontem mexeu tanto, hoje não mexeu nada.. estou com saudades do bebê! Será isso possível?!? rsrs...

Nova semana!

(cerca de 16 semanas após a concepção)


Seu bebê está perto das 260 gramas (um "Hamburgão") e tem feições humanas completas; mede cerca de 19 cm de comprimento. As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face). O mecônio (as excretas do bebê) começa a se acumular nos intestinos em movimento. Se ele é um menino, a próstata está começando a se desenvolver. O bebê apresenta "soluços", para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração); portanto, não se preocupe com esses movimentos súbitos e repetitivos.


Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo. Seu útero está logo abaixo da cicatriz umbilical agora. No final desta semana você completa o quarto mês de gestação.


Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar.

1 comentários:

Carlos Gustavo Yoda disse...

paixão assim, cena de cinema, há de se repetir todos os dias. somos nós, sim, como quisemos ser. dois apaixonados, embriagados entre nossos próprios corpos. desejos de sermos sempre mais que nós mesmos.. um filho por nos extrapolar. ser você e eu, todo o nosso tudo. e um pouco mais que ousar ser.. amo vocês.. gustavo..