da gravidez a maternidade..

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Informações e Emoções..

Percebi ao ler o blog pela 208787239 vez, que eu sou muito emocional e pouco racional. Meus posts são mais relacionados a como me sinto do que a tudo que aprendi nestas 41 semanas de gestação.

Por isso, segue um tópico das informações que aprendi nesta escola-gestação. Um super intensivo, nesta reta final!

Acho que a 1º coisa de todas é querer ficar grávida. Parece bobagem, mas quantas pessoas a gente conhece que engravida "sem querer", falta de uso de preservativo, anticoncepcional, etc.. Até entendo que muitas mulheres têm dificuldades para obter informações, mas também se vê a quantidade de meninas muito bem informadas, high tech, engravidando sem querer.
O problema disso, é que aí tem que enfrentar namorado, sociedade, família e a você mesma, pois uma hora você se sente feliz, outra culpada por ter engravidado e também culpada por se sentir culpada e seu emocional vai parar no dedinho do pé durante a gravidez.. e esse não é o melhor momento, pois a gravidez por si só, desejada, já mexe demais com todos os sentidos e hormônios!!
Por isso, tenha certeza que deseja engravidar! 
Mas, se aconteceu no "sem querer", aconselho a curtir e relaxar! Se a família "chiar" no começo, enfrente e assuma as responsabilidades que virão, pois família sempre surpreende a gente e ninguém resiste à carinha de um bebê, seu cheirinho e os preparativos do enxoval.. Logo, logo até o mais rigoroso dos pais se transformará num vovô babão.

Mas, se você quer fazer tudo bem bonitinho, pra deixar sua mãe orgulhosa da criação que lhe deu (rsrsrs), o negócio é organizar e programar para que tudo siga dentro dos conformes.
1. Encontre o pai dos seus sonhos! Sim, ele existe! 
A não ser que seja produção independente, dou a maior força também! Pule para o tópico número 2.
Eu acredito que exista um para cada mãe.. Ele tem que ser parceiro e desejar tanto quanto você a gravidez, principalmente porque ele vai ter que aguentar 40 a 42 semanas de uma transformação feminina que não é qualquer um que está preparado para enfrentar.. Tem que ter muito amor, muita paciência!
Os mais indicados são aqueles que adoram brincar com crianças desconhecidas na rua, com os sobrinhos e que tenha bom humor, bom caráter e tenha uma genética que lhe agrade, pois misturará com a sua e por mais mãe coruja que você seja, pode nascer um bebê bem feinho! rsrs..
Se ele for rico, melhor! Mas, se não, não há problema, por mais dificil que seja, com certeza vocês vão dar um jeitinho. 
Posso dizer por experiência própria que a falta de dinheiro atrapalha pra caramba para curtir a gravidez, o casamento, enfim! A vida.. e quando falam que família é tudo, pode ter certeza.. as pessoas mais solidárias com você serão (quase sempre) seus familiares.. Lógico, que tem gente que tem azar e a família é tenebrosa, mas torço pra que a sua seja tão bacana quanto a nossa.
2. Encontrado o pai da criança é hora de encontrar um bom obstetra, pode parecer precoce, mas tenha em mente se você quer um parto normal ou cesária, essa decisão deve ser SUA! Hoje em dia, a maioria dos médicos são cesaristas, pois é muito mais fácil para organizar a vida dele. Mas, SÓ VOCÊ pode decidir se quer uma data específica para conhecer seu filho ou se vai deixar a natureza agir espontaneamente. 
Se você tiver um obstetra bacana, antes mesmo de engravidar, ele observará seu peso, fará um check up geral, dará receitas de ácido fólico e se ele for bacanérrimo, incentivará o parto normal!Mas, caso você não deseje, ele respeitará sua decisão. Esse é o obstetra perfeito!
Enquanto procura o obstetra, tente ir parando de fumar, beber e se alimente legal..
Eu não consegui parar de fumar e sofri muito durante a gestação, com culpa e preconceito.. além, de fazer mal pra minha bebê, por puro vício.

Bem, escolhidos o pai da criança e o obstetra, agora mãos a obra!! Todas as posições são válidas (e as aproveite bem, depois, quando você tiver gordinha, inchadinha ou enjoada, durante a gravidez, talvez muitas delas sejam altamente desconfortáveis ou desaconselháveis..!)

Ah! Aproveite também para dormir bastante de bruços, porque sexo e soninho depois de um tempo serão só de ladinho.. preferencialmente do lado esquerdo, pois do lado direito passa uma artéria que oxigena o bebê e quanto menos pressão melhor.

Dicas para ficar grávida: 
- saiba a data do seu período fértil, tem um monte de tabelinhas disponíveis na internet..
- depois do "oba-oba" fica com as pernocas pra cima! e relaxe.. os peixinhos saberão o que fazer!
- tem uma tabelinha bacana pra quem quer tentar menino ou menina.. não sei se funciona, pois descobri depois que a minha neném veio, mas segundo essa tabelinha e a data de concepção da minha filhota, deu certinho. os 3 dias antes do dia fértil são bons pra fazer menino, os 3 dias depois é bom para fazer menina! Se der certo, vem me contar!

Você pode demorar para engravidar ou ser, como eu, que só de olhar pra samba-canção já fica grávida! 
Não esquente a cabeça, tudo acontece na hora devida.

3. Se você já está grávida, PARABÉNS! É uma delícia, né?! Talvez os primeiros meses sejam de enjôo, muito sono, cansaço, se sentindo feia.. etc, não ligue muito, são os hormônios e logo, logo você se sentirá melhor, mais animada, mais bonita.. a barriga começa a despontar e as ruas serão preenchidas de grávidas e mães com bebês no colo.. é impressionante como a nossa percepão muda! 
Todo mundo vai dar palpite: é menino? é menina? nossa, são gêmeos?!?!? Aí, vai depender da sua educação e paciência em aguentar ou não o mundo de pessoas simpáticas que farão comentários desnecessários sobre a SUA gravidez.. Acaba que todo mundo fica um pouco grávido quando vê uma mulher grávida, quem já teve, quem ainda vai ter.. 
Como você não vai conseguir ficar 9 meses dentro de casa, terá que passar por tudo isso, e espero que tenha mais bom humor que eu, pois sinto ganas de morder a mão de gente enxerida que mexe na minha barriga, sem ser convidada! Mas, aprendi a sorrir amarelo e tomar um bom banho logo que chego em casa pra tirar aquela energia alheia que fica impregnada na gente.
Mas, se pra você está tudo lindo, não está nem aí pro que dizem: PARABÉNS, NOVAMENTE! Você é muito mais elevada que eu! 

4. Durante a gravidez, descobrimos também que não tem essa de 9 meses.. são de 38 a 42 semanas de gestação e cada semana tem um desenvolvimento novo, uma coisa nova! NO finalzinho, lá pela 37º semana, começa a ficar sem graça, pois o bebê só vai engordando, está tudo pronto..
A melhor das sensações, sem dúvida é sentir o bebê mexer.. é inexplicável e para mim virou uma obsessão. No começo, ficava o tempo todo com a mão na barriga. Não vou dizer quando dá pra sentir, pois depende da sensibilidade de cada mãe. Acho que a Içara só começou a mexer realmente com 19, 20 semanas. mas, tem gente que diz que começa a sentir antes.

5. Coisas importantes nos ultra-sons: peso do bebê, líquido amniotico e placenta. A placenta possui 3 graus, ela conforme o tempo passa, envelhece.. O ideal é que não chega ao grau III, pois é um sinal de que já está velha e já seja a hora de tirar o bebê.. Estou com 41 semanas e minha placenta é grau II. Dizem que mães fumantes tendem a ter placenta velha, mas isso não aconteceu conosco! Escutar o coração do bebê é outra maravilha da tecnologia, a primeira vez é de chorar!! Rapidinho.. com seu ritmo de matar mamãe do coração! Se médico escutará sempre no consultório junto com você!

6. Existem possibilidades diversas de parto, mas por incrível que pareça a atual moda é a cesária, por qualquer motivo.
Bebê sentado, bolsa rompeu a menos de 24hs, cordão umbilical enrolado no pescoço?!?! NÃO SÃO MOTIVOS REAIS PARA SE FAZER UMA CESÁRIA.
20% DOS BEBÊS NASCEM COM O CORDÃO UMBILICAL ENROLADO COM 1 VOLTA NO PESCOÇO.
O BEBÊ PODE VIRAR ATÉ A HORA DO PARTO E FICAR ENCAIXADINHO! ELES SURPREENDEM A GENTE!
EXISTEM MANOBRAS QUE PODEM VIRAR O BEBÊ.
SE BEM MONITORADA A MAMÃE PODE TER O BEBÊ COM MAIS DE 24 HORAS DE BOLSA ROMPIDA.

PESQUISE!!!! Existem opções de médicos mais humanos, que permitem que você se movimente durante as dores do trabalho de parto. Existem massagens, doulas, partos humanizados, técnicas diferenciadas para que o parto seja uma experiência maravilhosa (dolorida também, porque todo paraíso precisa de um pouco de inferno), mas pode ser uma experiência única de renascer junto com o nascimento do seu bebê. Para ele também não é facil nascer e todo o processodo parto normal, faz com que o organismo dele perceba a modificação e a nova vida que o aguarda.
Existem comunidades de grávidas no orcuti, onde você encontra sempre alguém online para tirar uma dúvida, questionar, ler relatos de todos os tipos de parto, as desculpas esfarrapadas dos médicos para fazer uma cesária, só pra ele não precisar ir no hospital no fim de semana ou na madrugada. 

Por muitas vezes, achamos que os médicos detém o poder das informações e que estão sempre certos. Mas, GRAÇAS A INTERNET, A INFORMAÇÃO É PÚBLICA e podemos nos dar o direito a questionar, a saber mais e a ter mais consciência de tudo que acontece por dentro e por fora do nosso corpo.

Estamos na era da informação, uma democracia nunca antes imaginável se abre diante dos nossos olhos, a melhor forma de vivenciá-la é pesquisar, fuçar mesmo, enquanto a barriga cresce dá tempo de se tornar uma expert no assunto!!

Muitas mães pulam os relatos do parto e já vão nos primeiros cuidados do bebê, quando chega na maternidade fica na mão e na boa vontade dos médicos e enfermeiras.

São 42 semanas, dá tempo de ler tudo sobre gravidez, parto e primeiros cuidados com o bebê.

Ufa!!!! Acho que dei a melhor enxugada que pude dar para caber tudo aqui.. lembrando eu coloco mais!

A gravidez é uma delícia.. vivenciá-la, vendo o seu corpo mudar, gerar um outro ser, aprender com ele desde o começo é realmente algo que só a sábia natureza pode fazer com primor..

Uma deliciosa gravidez para todos nós!


2 comentários:

Patrícia disse...

amiga, amei o seu resumão sobre esta fase maravilhosa que passamos. beijos

Unknown disse...

NOSSA COMO AS MENINAS SEMPRE DIZEM VOC~E ESCREVE MUITO BEM, ADOREI AS INFORMAÇÕES, OS CONSELHOS, TUDINHO... ALÉM DE INFORMATIVO, EMOCIONA.