da gravidez a maternidade..

quinta-feira, 19 de junho de 2008

17 semanas..


Li em algum lugar que saber-se grávida é entre outras coisas descobrir que a gestação dura 40 semanas e não 9 meses.. bem, cá estou eu com 17 semanas (quase 4 meses). Ao acordar percebi que meu útero está maiorzão! De manhã é o melhor horário, barriga vazia. acordo e já coloco a mão para ver como está e hoje tomei um susto! cresceu de ontem pra hoje...

Dizem que os movimentos do bebê já começam a se intensificar e os ossinhos estão mais durinhos, então a mamãe começa a sentir.. 6º feira passada, deitada na terapia, o bebê deu um pulo! E a noite fez umas bolhinhas na barriga mas, depois, parou... fico ansiosa esperando essa sensação gostosa de novo e é uma forma de saber que a vida dentro de mim está firme e forte!!!

Bem, parabéns pra barriga hoje!!! 17 semanas completas!!!!!!

O que acontece lá dentro? E aqui fora com o papai e a mamãe?

(cerca de 15 semanas após a concepção)


Esse é um período de rápido crescimento, quando começa a deposição de gordura sob a pele do bebê. O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar; mede cerca de 17 cm de comprimento e pesa cerca de 200 gramas.


Seu útero está cerca de 4 cm abaixo da cicatriz umbilical. O bebê começa um estirão de crescimento e ganho de peso e você também entra numa fase de maior ganho de "gordurinhas". A média de ganho de peso até agora é cerca de 2,5 a 5 quilos. Você já sentiu alguma agitação dentro do seu útero? Você já pode estar sentindo o bebê mexer, apesar de ser mais comum, sentir os movimentos lá pela 22ª semana, principalmente se você é mamãe pela primeira vez.


Você ainda não é capaz de perceber os movimentos do bebê que a mãe refere. Ela pode ficar ansiosa para que você os sinta e pode pedir que você coloque a mão sobre o ventre para curtir esses movimentos junto com ela. É só você colocar a mão e o bebê pára de mexer - não se preocupe; o bebê nada tem contra você. Na verdade ele gosta de brincar desde cedo! Seja persistente e em poucos dias você estará participando desta brincadeira, inclusive sentindo o bebê chutar as suas costas ou a sua barriga durante a noite; é lógico, depende da posição em que você está junto com a mamãe..

0 comentários: