da gravidez a maternidade..

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Toalhinhas pintadas à mão.. (e com pé também, porque não?)

No material da escola, na bolsinha das coisas de higiene, vai uma toalhinha por dia.

Comprei umas baratinhas e melequei as mãos (e os pés!) da içara com tinta para tecido e tchan, tchan, tchan!

Lindas e exclusivas!


E ela adorou participar!

Pé com Pé

Encomendas que a vovó RÔ trouxe de SalvadÔ e a gente amô!


Acordei com o pé esquerdo
Calcei meu pé de pato
Chutei o pé da cama
Botei o pé na estrada
Dei um pé de vento
Caiu um pé d'água
Enfiei o pé na lama
Perdi o pé de apoio
Agarrei num pé de planta
Despenquei com pé descaço
Tomei pé da situação
Tava tudo em pé de guerra
Tudo em pé de guerra

Pé com pé, pé com pé, pé com pé
Pé contra pé

Não me leve ao pé da letra
Essa história não tem pé nem cabeça

Vou dar no pé / Pé quente
Pé ante pé / Pé rapado
Samba no pé / Pé na roda
Não dá mais pé / Pé chato
Pegar no pé / Pé de anjo
Beijar o pé / Pé de meia
Manter o pé / Pé de moleque
Passar o pé / Pé de pato
Ponta do pé / pé de chinelo
Bicho de pé / Pé de gente
Fincar o pé / Pé de guerra
De olelha em pé / Pé atrás
Pé contra pé / Pé fora
A pé / Pé frio
Rodapé / Pé


(Palavra cantada!)

sábado, 29 de janeiro de 2011

Material escolar e mãe exibida!


Içara este ano vai a escola. Com dois anos de idade, muita energia e após visitar 10 escolas com a mamãe, está feliz com a sua escolinha, muito colorida e divertida, cheias de brinquedo e acolhedora.

Para nossa surpresa, a lista escolar não foi tão grande, mas sempre é "salgada": muitos papéis, tintas, lantejoulas, dois cadernos e uma agenda escolar.


O material é todo individual, então precisa identificar. Aí encontrei pela internet estas etiquetas fofas e imprimi em papel sulfite, porque imagine crianças de maternal e suas mãozinhas com baba, melecadas de tinta e de água! Não me serviria imprimir em papel com cola. Então, passei fita adesiva (daquelas grossas) em todas e assim ficaram impermeáveis.


Todos os papéis foram etiquetados.


Colas personalizadas:


Giz de cera, tintas, massa de modelar tirei da caixinha de papelão e coloquei em pequenos potes roxos para facilitar, já que essas caixinhas não são nada resistentes. O que não for usado agora, está na caixa e depois a professora pode substituir.


Mas, o mais fofo, que deu mais trabalho (e ficou lindo!) foi encapar os cadernos (muito feias as capas originais, não tinha coragem de mandar essas feiurinhas só com etiqueta).

A agenda é até bonitinha, né? Mas, como ia personalizar os dois cadernos, aproveitei o embalo e fiz a agenda também.

Comprei para o Kika de Pano este tecido:
mas achei tão lindo que não resisti e encapei os cadernos e a agenda com ele (passei cola branca e esperei secar para depois passar o contact. a vantagem do tecido é que o contact não dobra em cima dele, fazendo aquelas "rugas" e fica tudo bem lisinho!!
frente

verso




Ainda faltam:

- a bolsinha para escova e pasta de dentes, toalha, band-aid e pente, que vou costurar.

- as toalhinhas de mão que vamos pintar.

E a mamãe está se divertindo mais que a filha!

PS: as fotos ficaram péssimas, porque fiz tudo à noite (não dá pra fazer isso com a pequena do lado).

Post original do Pequeno Atelier Encantado, mas cabe perfeitamente aqui.

domingo, 23 de janeiro de 2011

"bith tela o céu, quelo!"


É assim que a içara volta e meia fala da bisa.

a bisa da içara partiu dia vinte e oito de dezembro de 2010. mas, está presente diariamente na nossa casa e conversa.

quase todos os dias a pequena lembra dela.

e hoje ela disse (e vou desenrolar para vocês entenderem): "bisa é estrela no céu, eu quero. casa da bisa. vamos?"

ela "liga" pra bisa, contando as coisas que lhe acontece do seu telefone de brinquedo. ela ouve a palavra sopinha e pergunta se foi a bisa quem fez.

essa história de estrela no céu, foi a vovó rô que contou pra içara. acho que foi a melhor opção.

o que íamos dizer pra pequena?

E tem dias que ela olha o céu azul, azul e diz: "bith!" - chamando pela bisa e diz um monte de "quelo (quero! quero! quero!)".

A relação das duas era muito especial, a içara e a dona neide ficavam radiantes nos seus encontros, brincavam sentadas no chão e pela casa. E a bisa remoçava, esquecia suas dores e se entregava ao brincar.

Se as avós são mães com cobertura de açucar, as bisavós são um banquete inteiro de bolos, brigadeiros, pipoca e chantily!

Com a bisa a içara aprendeu a comer bem, a mostrar banana com o braço e podia ter aprendido muito mais...

a bisa não ouviu nem viu o primeiro palavrão e eu só consigo pensar, que o pior da partida é o tanto que as duas ainda podiam ter se divertido juntas.

Fica agora, só o aperto no coração e a saudade imensa dos nossos domingos, da despedida do portão, das brincadeiras, dos palavrões, da mesa farta, da conversa fiada, do café - preto fresco passado no saco. E de tantas outras coisas pequeninas que a gente não se dá conta no convívio, mas que são as pedras fundamentais das relações e que fazem uma falta danada.

hoje é domingo. essa hora estaríamos voltando de lá. a içara provavelmente teria dormido no caminho, cansada de tanto brincar, correr, comer.

vai fazer um mês ainda e hoje entendo que algumas cicatrizes nunca saram por inteiro. ficam sempre latejando..

cada vez que a içara fala dela. lateja em nosso coração, olhos marejam e vamos crescendo junto com a pequenina, lembrando e relembrando e vivendo neste mar sem fim que é a saudade.

A festa da Içara


Em tempo: estava sem computador e não tinha onde salvar todas as fotos do aniversário da pequena. Agora vou postando tudo junto aqui...

No dia 05 de dezembro de 2010 comemoramos o aniversário da Içara. Este ano caiu no domingo.

Vovó Rô cuidou de todos os detalhes e preparativos da festinha deste ano e talentosa que é, fez tudo ficar muito lindo!

Levamos a pequena para tirar foto em studio para a lembrancinha. No primeiro dia, nenhuma foto ficou boa. No segundo dia, o único tema que ela aceitou brincar foi da "Turma da Mônica". Tema escolhido, a vovó correu atrás de tudo sobre o tema. O pior é que a turminha não está na moda, então foi o maior sufoco. Mas, também esbanjou criatividade!

No fim das contas a festa ficou linda, tudo colorido, alegre e temático.

Para ter ideia a Içara ficou de presilhinhas no cabelo a festa inteira!! Logo ela que não gosta de nada nos cachinhos dourados!

Ela realmente aproveitou! Brincou com as crianças, não parou um minuto se quer.

Foi uma tarde muito especial e inesquecível!

Algumas fotinhas!





segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Escolinha

Içara está com dois anos e um mês. Com muita energia , pouca soneca e assistindo mais tevê do que aprovo e ficando cada dia mais entediada, porque eu fico em casa, mais ao contrário do que muita gente pensa, não é de pernas pro ar (pelo menos não o dia inteiro, hehehe). Eu trabalho no Kika de Pano, cuido da casa e tento dar conta dos estudos da faculdade que (enfim!) está chegando ao fim.
Como não temos família aqui na Praia Grande, a única solução é ir pra escolinha.
Eu sabia que ia ser uma decisão difícil.

Trabalhei com educação infantil por seis anos antes de ter a Içara e sei o que é uma escola de qualidade, que vai além do cuidar, do educar. sei o que é o comprometimento de uma equipe, reuniões semanais para oferecer as crianças atividades e brincadeiras significativas que estimulem sua curiosidade e participação, que antes de chegar nas letrinhas (o que parece ser a coisa mais importante do mundo em muitas escolas), a criança vivencia e experimenta através do seu corpo e de todo movimento que é capaz de produzir, em tom de brincadeira, com muita música, espaço, histórias, teatro, fantoches, vídeos, todo um conteúdo antes de representar o resultado no papel.
E partindo deste conceito de escola, visitei nove escolas. Gente, que tristeza. Apostilas gigantescas à 500 reais anuais. Escolas mofadas. Espaços pequenos. Quase zero de área aberta ou verde. Nenhum semanário para mostrar. Em algumas nem sabiam em que classe a Içara ficaria. Triste. Triste. A educação neste país é caótica.

Pensamos primeiro, em colocá-la na creche, mas só temos opção de período integral, e acho muito uma criança ficar na escola das sete da manhã às cinco da tarde.

Nas minhas visitas, encontrei uma escola nova, abriu hoje. Limpa, bonita, os donos tem bom gosto para a decoração, tudo realmente muito lindo e encantador. completamente diferente de tudo que visitei. Além do mais, foram os mais capazes de definir o conteúdo pedagógico da escola e demonstrar que sabiam do que estavam falando.

Porém nos deparamos com um detalhe: os donos são evangélicos. Logo na entrada da escola tem uma passagem dos Gênesis e aquilo chamou minha atenção. Quando o diretor falou que não entrava xuxa, funk ou é o tchan na escola, indaguei da Aline Barros (cantora evangélica que fez dvds com músicas infantis), porque vi um dvd ao lado da tv. Ele disse que tinha toda a coleção dela. Aí começou a confusão. Eles não comemoram Carnaval, nem Festa Junina, nem Folclore.

Içara é filha de dois chatos, tendo uma mãe agnóstica e um pai ateu, perderia ela a oportunidade de estudar numa boa escola?

Fui atrás dos dvds da Aline de Barros, para não me sentir a maior preconceituosa da face da terra, li umas 10 letras das músicas e realmente todas colocam deus e jesus em seus dizeres. até a música do não atire o pau no gato.

"Não atire o pau no gato, to, to
Porque isso, so, so
Não se faz, faz, faz
Jesus Cristo, to, to
Nos ensina, na, na
A amar, a amar os animais
Amém!"

e outra que me chamou a atenção:

A viuvinha pôs na caixinha
Sua moedinha, o seu melhor
E quem oferta com alegria
Junta o tesouro muito maior

Jesus se agrada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual o da viuvinha

Jesus se grada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual ao da viuvinha...


Sinceramente, não gostei. Do mesmo jeito que a Içara não conhece a Xuxa ainda porque acho tranqueira, acho completamente desnecessário ela conhecer essa tal Aline e suas idéias cristãs.

Por felicidade, conheci a Isabel, vó do Lucca que mudou recentemente pra Praia Grande e estávamos nós duas na mesma empreitada, visitamos as escolas juntas e a que mais gostamos foi essa. Hoje, ela foi visitar a escola de novo, para matricular o Lu e pedi pra ela perguntar das questões folclóricas e tal. E ela comentou com a diretora o quanto eu havia gostado da escola, mas não desejava uma educação religiosa/cristã/evangélica para minha filha, (principalmente pelo fato de que eles não assumiram num primeiro momento, que a escola tinha essa missão também). Eles afirmaram que as músicas falavam sobre bichinhos, etc. Até entendo, eles estão tão dentro deste universo que os dvds lhe parecem educativos e inofensivos. Mas, se a Içara fizer a apresentação de fim de ano com alguma dessas músicas, ou começar a cantar enlouquecidamente pela casa, não dá. Porque não tem nada a ver com a gente, com nossa história, com nossa crença.

Eu prefiro passar valores a ela, do que crença, fé. Acho que isso ela vai construir com suas próprias experiências e quando e se isso for despertado nela, estarei aqui para mostrar todas as formas possíveis que existe de re-ligar-se a deus e dependendo da idade, tudo que penso em relação a questão da fé X religião.

E para minha felicidade, a diretora percebeu e a educação religiosa/cristã/evangélica (nunca sei qual termo usar) será opcional e as mães e pais podem escolher se os filhos participarão ou farão outras atividades no momento.

Vi que não tinha errado por gostar da escola, dos diretores. Fiquei feliz por eles perceberem e modificarem a estrutura para atender todos os alunos de forma a realmente compartilhar a educação dos nossos filhos. Fiquei mais tranquila.

Hoje começou o curso de férias. Uma forma de divulgar e abrir a escola antes de iniciar o ano e os pais conhecerem. Amanhã o papai vai conhecer a escola e se ele gostar tanto quanto eu, a Içara vai começar amanhã mesmo sua adaptação.

Vou atualizando o quanto for possível aqui, sobre a NOSSA adaptação.

É isso. Dificil escolher quando se tem poucas e péssimas opções.