da gravidez a maternidade..

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Nosso poetinha..


Eu e o Gustavo começamos a namorar ao som de Vinícius de Moraes, que transformou o que já estava sendo mágico, em um sonho bom.. era um romance moderno, século XXI com música e cheiro dos anos 60... foi muito bom esse comecinho. Ele caprichou na trilha sonora e eu me apaixonei de cara por ele.
Vinícius permite que você morra de amor, e se mil vezes for, você morrerá... as dores, os amores, têm lá sua parecência..
A fase poetinha-amor, passou... vieram outras..
Mas, ele continua por perto, tendo feito tantos poemas belos não podia deixar de falar sobre filhos, o resultado do amor bom (pelo menos assim deveria ser) entre duas pessoas e que desafia a matemática, provando bem que 1 + 1 é igual a 3.







Poema Enjoadinho

Vinícius de Moraes


Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete...
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Filhos
Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Geração Leite

No que depender do sobrenome, terei leite de sobra..
Minha querida e amada vó materna chegou! Dona Ambrosina Viana Leite, 80 e tantos anos de pura gostosura, bordados e tricôs. Talvez eu nunca chegue aos 80 e se chegar, chegarei um tanto maluca.. a velha é lúcida de dar gosto, teve 11 filhos e lembra da 1º gravidez como se tivesse acontecido ontem, mil detalhes, mil assuntos.. eu amo essa mulher demais!
Mas, essa lucidez deve pular uma geração, pois minha mãe é esquecida que só:
- Mãe, como foi sua gravidez?
- Ih... faz, tanto tempo!
- Mãe, como cuida do umbigo?
- Ah! Lá no hospital eles explicam. Quem cuidou foi o seu pai!
É hilária!
Na mesa do café da noite, família mineira-baiana, toma café a noite sim, ao invés de janta, estávamos nós quatro, a bisa, a vó, eu (futura mãe) e a menina na barriga. Quatro Leites de tempos diferentes dividindo a mesma mesa.
Existem poucas coisas mais bonitas que essa. Estou nostálgica! Para completar um tio meu, colocou no youtube videos da minha infância, meu pai novinho! meu vô Caetano com aquele barrigão (que eu amava colocar o dedo dentro do umbigo), foi como se ele estivesse vivo por 1 minuto. Filmes, fotos, escritos, qualquer coisinha deve ser registrada, porque às vezes é uma coisinha só, mas de uma pessoa muito amada e importante na nossa história. Minha máquina está horrível, contrariando minhas vontades, não estou tirando todas as fotos que gostaria.
Aí que dá mais vontade de escrever!
Minha mãe enlouqueceu! Do jeito mais gostoso que uma vó pode enlouquecer! trouxe um enxoval nanuquense todo rosa para a neta! Lençóis, toalhas, mantas, tudo com bonequinha, babadinho! Vestidinhos, gorrinhos! Uma delícia! Fiquei feliz! Fiquei menos preocupada com o enxoval! Afinal, cama e banho não preciso mais me preocupar! E trouxe até a malinha da maternidade e ainda disse: "Todo mundo vai saber que é menina!" frase linda, demais!
Dona Ambrosina, caprichosa que só, fez um gorrinho (tipo peruano, ou tipo Chaves, que cobre as orelhas) e um casaquinho. disse que fez quatro, um verde e os outros dois não me recordo a cor. O meu que ela trouxe? Vermelho! Nem ela sabia quanto me agradaria!!!! Amei, vó! E trouxe dica de nome também! Pérola! Achei lindo e ganhou aprovação do pai, portanto, está na lista.
Por falar em pai, é muito gostoso ver a cara dele quando mostro as roupinhas que chegam.. é uma expressão que ainda não conhecia e não dá para explicar, está entre coruja e babão, entre tranqulidade e ansiedade. me deixa ainda mais feliz.
Agora que dei uma olhada para cima, neste texto, percebi que estou num momento exclamações! mas, nem preciso falar que está tudo muito bem e é muito bom estar grávida neste momento! Menos sono! Enjôo zero!
Só escovar os dentes ainda é difícil, hoje mesmo passei mal escovando e vou dizer, é terrível sentir o gosto contrário das coisas que mais gostamos de comer.
Amanhã tenho consulta no obstetra, o gustavo disse que vai junto! Gostamos muito, né filha? Com a companhia dele tudo fica bem melhor!

Aviso aos navegantes

Algumas pessoas muito minhas queridas, recebem via email o último post que escrevi aqui no blog. Aqui onde hospedei meu blog, posso mandar diretamente para 10 emails, se eu pudesse mandava para todo mundo, afinal existem muito mais de 10 pessoas queridas com quem gostaria de dividir esse momento tão delicioso.
Então, vai o aviso para as 10 pessoas: no finalzinho de cada email "De umbigo a umbiguinho" tem um recadinho automático, que diz assim: "Postado por Bruna Leite Yoda no De umbigo a umbiguinho... em 7/27/2008 07:52:00 PM"

esse linquezinho azul é para ser clicado para entrarem diretamente no blog e ver todo o capricho que o papai e a mamãe aqui fizeram, além de fotos e dicas de outros blogs muito bacanas! e sejam bem-vindos! quando tiverem um tempinho é só entrar!

Ah... e deixem um recadinho para essa mamãe ansiosa aqui, que sabe que entra gente, pois descolou um contador bacana, mas sente-se falando para ninguém, pois proponho aqui uma conversa e quero muito o retorno de vocês!

beijo duplo da duplinha aqui!

b. & bebê

segunda-feira, 28 de julho de 2008

para minha filha.

Filha,
escrevo-lhe mais uma carta, a segunda de muitas que virão no decorrer de nossas vidas.
A primeira escrevi logo que soube que você estava em mim e é quase uma oração, pedindo a genética, a deus, todos os santos e orixás que você viesse inteirinha, saudável e com sua lindeza própria para os meus braços, eu nem sabia que seria uma garota! está no caderninho que fiz uma, duas páginas e desisti. É que essa era tecnologica deixou a mão da mãe mais preguiçosa.
Essa carta aqui, vem da inspiração de uma mãe muito poética que encontrei neste achados e perdidos virtual, que escreve tão lindo para o filho, que resolvi fazer por você também, até porque acredito piamente no que seu pai diz, que nada se cria, tudo se copia, cola, arruma ali, uma idéia aqui, uma sacada acolá, uma pitada de personalidade e pronto. Está no ponto algo novo.
Ah! filha... Você vai amar muito seu pai, todas as carinhas e papinhas que só ele sabe fazer.
Essa carta vem em agradecimento.
Amo ser sua casa, filha, esse aconchego que ninguém mais pode lhe dar a não ser meu ventre. Amo cada chute e mexidinha que faz minha barriga tremer e meu coração mais forte, por sabê-la ativa e viva dentro de mim, saber que já dividimos as mesmas emoções, quando a mãe assusta, você assusta junto e dá os seus pulinhos cá dentro. Gerar vida é o maior presente que você me deu. Obrigada..
Obrigada por responder aos meus cutucões e quando falo com você. Obrigada por me fazer melhor,por me dar mil motivos para sorrir e outros tantos para chorar, só de alegria. Você sem saber já me deu todos os presentes que uma mãe pode querer em qualquer dia do ano.
Já me deu muito trabalho também, confesso... os primeiros quatro meses, foram uma barra.. entre enjôos e muito sono, dores e pontadas estranhas. Era você se formando em mim, do jeitinho que era para ser e eu fiz o que sei fazer bem, muito dengo, querendo muito mimo e o seu pai fez o que pôde para nos agradar.
Chegamos ao quinto mês.. 17 semanas para lhe reconhecer, faltam.. passa rápido e demorado ao mesmo tempo. quando você esperar os seus amores, saberá.
E vale cada enjôo, cada pontada, cada dormida no sofá, na cama e em pé.
Você, filhota, encheu sua mãe aqui de vida, uma vida que transborda, que dá a volta na terra e vem direto para os nossos corações. Ah! eu amo você, garota..
Minha menina, ainda sem nome, mas com todo amor do mundo à sua espera..
Desejo-lhe todo o tempo e controlar essa nova ansiedade tem sido um aprendizado muito grande e, por isso, também agradeço. Vê, filha, você nem nasceu e já me ensina tanto.
Estou aprendendo a engolir sapos, respirar mais fundo, pensar nas coisas boas e principalmente em você.
Talvez, quando você estiver na adolescência, nesta fase que vem de doer e adoecer, eu me arrependa da frase a seguir.. mas, pode cobrar, pois vem do sentimento mais puro do mundo o que lhe digo agora: poderá aprontar todas, ser terrível como eu mesma fui (e com certeza sua vó lhe contará de boca cheia, todas as minhas traquinagens para lhe inspirar nas suas) e pode aprontar como seu pai também o fez.. o amor que sinto por você não possui diminutivo, nem forma menor para se expressar.. amarei você por toda minha vida e desejo muito lhe transmitir todo esse amor, essa alegria que já me causa e me deixou mais delicada, mais feliz, mais tudo..
Ah.. como eu amo você, filha.. e não me canso de repetir.. amor esperado e marcado num para sempre que nunca supus existir.. espero-lhe em breve. o cheiro dos cabelos, o choro, o sorriso, o afago, os tombos..
espero-lhe com o coração na mão, para lhe entregar e nascermos, eu e você.

"O mundo parece menos assustador porque você existe".

Obrigada, filha..





você nasceu desse amor, filha. e não podia ser diferente.

domingo, 27 de julho de 2008

BALANÇO GERAL no último dia de férias!

Nesta última semana, de férias, aproveitei para vasculhar a net e achei tantos blogs MARAVILHOSOS e comecei uma listinha (está do lado esquerdo da tela)..Ai, que delícia ler as aventuras de mães interessadas na educação dos seus filhotes, cada relato mais delicioso que o outro!Fico aqui sonhando com minha filhota e me enchendo de teorias "quando nascer vai ser assim, vai ser assado!". Mas, sei que só dá pra saber quando nasce mesmo, porque é uma relação de via dupla-tripla, eu-papai-bebê ou eu-bebê-papai.. enfim, a ordem aqui não altera os fatores. Ou altera?Fiz um teste em um saite para saber que tipo de mãe serei: Super protetora, moderninha, etc. E deu super-exigente!!!!! AFFF!!! Super exigente comigo eu já sou e fico bem frustrada com isso. Mais um tópico para a terapia!É que eu gosto quando tudo parece em seu devido lugar, nos "míiinimos detalhes!".
--------------------
Já estou devorando todos os textos sobre parto. E tenho uma porção de dúvidas, espero que meu obstetra tenha saco para ouví-las e respondê-las.. POrque de vez enquando ele é muito sem paciência e quer fazer tudo rápidinho!Estou ficando muuito de cócoras e preciso começar a andar todo dia! Dizem que é ótimo para ter um parto normal.Eu gostaria que fosse normal, a recuperação é mais rápida e já li (também) que é melhor para o bebê. Meu obstetra também é a favor do parto normal, mas das duas pessoas que me indicaram ele, uma foi cesária e uma foi normal. preciso conversar mais quando fico na recepção, com a mulherada!!Essa semana quero visitar a Casa de Saúde, maternidade suuuper bem recomendada. Lá tem cursinho de gestante para o casal, com enfermeira, psicóloga e tal... são só 4 encontros, mas acho que vai ser legal, principalmente pro papai ir se preparando também.
---------------------
Outra coisa boa é que minha vó, Dona Ambrosina Viana Leite, 82 (ou 83) anos de puro charme, entre bordados, crochês e tricôs, virá à Santos. Minha mãe foi visitá-la e foi para o casamento da minha prima Laíze e volta na terça com ela!
Quero muitas fotos desse momento GERAÇÕES! As quatro bem juntinhas!
---------------------
Amanhã volto a trabalhar! Estou com saudades e como fiquei muito em casa sozinha, já que o maridão está trabalhando mais do que merece e eu não tinha dindin nem pra ir a feira... fiquei só no come e dorme e já cansei da mordomia!
Bem, por hoje é só pessoal!
Boa semana a todos!
Beijos duplos.
B. & bebê

sexta-feira, 25 de julho de 2008

"Parto Humanizado" e grávida! muito grávida! bem grávida mesmo!!!


Mamãe rosa- barriga rosa - minha menina me deixou assim! VAIDOSA!!



No programa da Luciana Gimenez, o SUPERPOP - é um programa bem fraquinho, cheio de besteiras, mas ontem foi ótimo!!!

Um monte de mulheres corajosas que tiveram seus filhos em casa, com "doulas" (ainda estou tentando descobrir o que é realmente uma doula), parteiras, sem anestesia, sem corte na periquita, sem NADA.. só com coragem!!!!! Nem uma droguinha de nada..

Os benefícios que compreendi pela matéria, são:
- você está na segurança do seu lar,
- se tiver outros filhos eles podem participar e tornar tudo muito mais harmonioso. Teve um menininho que cortou o próprio cordão da irmã!
- se o seu bebê não precisar, ninguém enfia tubos nele para aspirar, só usa uma pêrinha daquelas de sugar catarrinho..
- o bebê vai direto pro colo da mãe e fica o tempo que quiser.
- não pingam colirios desnecessários (tipo, um que existe contra a gonorréia, se a mãe não tiver, não tem porque o bebê passar um treco que arde nos seus olhos recém-nascidos)
- controle de luz, no hospital é sempre aquela luz branca e forte o que incomoda o bebê..
- o cordão umbilical é cortado só depois que para de pulsar (nem sabia que o cordão ficava pulsando)..
- se a mãe não usar nenhuma "droga" para aliviar a dor, o apigar do bebê é sempre mais elevado do que de um bebê que passou por um parto normal, mas com algum tipo de indução ou a mãe tomou algo para as dores...

enfim! uma infinidade de coisas positivas...
PORÉM, os gritos da mulherada eram desesperadores e uma mulher ficou 30 horas em trabalho de parto!! aff... muita coragem!

Eu bem que queria parto normal, mas tem que ter uma "droguinha" pra aguentar, que eu não aguento nem a dor da depilação! rsrs..

Hoje é meu último dia de férias e não fiz COISA ALGUMA!!! passei o dia na internet na melhor comunidade do mundo: GRÁvidas e Mães Modernas.. e fiz até uma amiga virtual!! Valeu, Fê, pelas risadas e dicas e todo o papo!!

Eu estou ansiosa e parece que o mundo literalmente gira ao redor do umbigo quando se está grávida! Mais grávidas na rua, na tv, a informação vem até a mim e o que não vem eu corro atrás!! rsrs... por mim, passava todos os dias só falando da gravidez!! Tem tanto saite bom, tanta informação livre na internet!! Uma delícia estar grávida!!!

No capricho!


O pai da criança (finalmente!!) fez umas mudanças bacanas no blog! tá lindinho agora, né??

Estou com 22 semanas e 1 dia e segue foto do último dia 23, a família mais linda do mundo!!


terça-feira, 22 de julho de 2008

SEMANA BOA..

começamos essa semana com o pé, mão, braço, tudo direito! O papai da criança foi (para meu desespero!!) e voltou de viagem (graças a deus!!) e deu tudo certo por lá.. a saudade foi imensa!

A princesa anda muito sapeca, desde quinta-feira passada está muito mais agitada, dando muitos pulos, soquinhos e pontapés na barriga da mamãe.. É MUITO BOM!!!!!!

Também sinto que os meus cabelos e pele ficaram melhores e ainda não engordei muito... cerca de 2kg, aproximadamente... só aparece o barrigão!!! que bom!!! pois, se engordo muito, eu que nunca fiz ginástica... depois pra emagrecer ia ser cruel.. meu apetite não mudou muito e não possuo desejos estranhos e já não gostava muito de doces, agora, então, qualquer pedacinho já me satisfaz!!

Quinta agora completo 22 semanas (5 meses completos).. e vem chegando a hora.. mais da metade do caminho já passou, faltam 18 para conhecer a carinha da princesa! Muito difícil decidir nome!! Ainda não deu um click! Lara, Larissa, Ana, Heloisa, Poema, Anelis, Valentina e a dica do pai Estamira (!!!) acho que é assim que escreve..

Essa semana é folga da escolinha onde trabalho.. nem deu tempo de matar a saudade dos meus queridos, pois fiquei 15 dias fora, voltei 5 e agora já estou de folga.. achei-os muito mais maduros mas, tinham poucos, então, não dá pra saber qual a real situação que me espera em agosto! rsrs.. CRIANÇAS SÃO SEMPRE UMA GRAAANDE SURPRESA..

Estou lendo um livro que minha mãe me deu "O que você REALMENTE quer para os seus filhos?", de um gringo Dr. Wayne W. Dyer.. é bem bacana, fala sobre auto-estima, auto-imagem, auto-confiança.. respeitar a presença da criança quando se fala dela e da importância de respostas sempre positivas para as atitudes delas.. acho que vai me ajudar tanto lá na escola quanto para eu mesma, porque temos que modificar em nós muitos comportamentos e posturas negativas a cerca de nós e do que passa ao nosso redor e às vezes isso se faz difícil, porque acabamos nos vencendo pelo cansaço e pelos problemas.. mas, aproveitando a maré REDONDINHA, tudo jóia que venho passando, vou é aproveitar..

AH!! e a casa está um brinco!! ontem foi dia de Maria! Santa Maria que trabalha lá na escolinha, veio me dar uma super força numa faxina monumental!! Mudei móveis de lugar, lavamos tudo! ficou lindo! dá até gosto de ficar em casa! Aproveitando a organização, vou deixando semanário da escola pronto, lendo um pouco, realizando tarefas da faculdade e começo a semana que vem e agosto com a sensação boa de que tudo está em seu devido lugar, coisa que me deixa muuuito feliz!

Já as fotos e vídeo da nossa filhota, depende do papaizinho, que ainda não arrumou tempo em seu corrido dia para me fazer tal agrado! E minha máquina está péssima, toda hora a bateria acaba..a barriga está bem grandinha já! O mais engraçado é que tem gente que fala: "Nossa, como está grande! 5 meses só?" e outras: "Nossa, que pequena sua barriga, já está com 5 meses?" rsrsrs... pra mim está do tamanho certo.. o pessoal acha que pro neném nascer bem e forte a mãe precisa virar um BUCHO!!! deus me livre!!!!!!

Beijos, boa semana a todos!!!!

sábado, 12 de julho de 2008

Um tempo depois...

A última quinzena passou e com ela, 1000 coisas também aconteceram! até sem internet nesse meio tempo ficamos e eu sozinha nessa casa, sem ter como passear virtualmente e brincar aqui no blog.

Mas, agora, já estou de volta! Entre as novidades: segunda-feira, descobri que é uma MENINA que vem chegando aí!!! Nome ainda não escolhemos. Acho muito difícil escolher nome e pode ser que a escolha só seja feita no nascimento. Engraçado como quem está ao nosso redor, fica pressionando. Antes, era o sexo, sempre que me viam grávida a primeira pergunta era: "Menino ou Menina?", agora que já tenho resposta para essa pergunta, inventam uma nova "Já tem nome? Escolhe logo!". Mas, o papai e a mamãe aqui são muito indecisos e até os 9 meses ou até o nascimento virá o nome. Na lista estão: Lara, Larissa, Ana, Amelie, Valentina.. por enquanto só. E aceitamos sugestões para a lista.

Outra novidade é que segunda volto a trabalhar. Saudades! Não aguento mais esse repouso. Só durmo e como, durmo e como. Preciso até me pesar, para saber o que rendeu esse repouso. Espero também que o trabalho espante um pouco o sono que sinto, pois se deixar levanto, faço uma, duas coisas e se encostar de novo, apago!

A menininha está mexendo muito! Toda serelepe dentro da barriga da mamãe, o pai já até está começando a sentir! Engraçado que ela gosta mesmo é de ficar do lado esquerdo e se deito do lado direito, ela começa a me cutucar, até doer e eu ter que mudar de posição.. saudades de dormir de barriga pra baixo e poder me revirar à vontade. mas, a bebêzinha aqui é muito precoce e já faz as suas escolhas.

Vou tirar fotos da barriga e do enxoval para colocar aqui, estou devendo já faz tempo... ah... e já estou com 20 semanas!!!!! no meio do caminho... só faltam mais 20 para eu ver a carinha da nossa pequena garota! contei até agora 1, 2, 3 semanas... agora é assim: 20, 19, 18, 17... 1... NASCEU!!! aiiiiii, coração!!!!!


quinta-feira, 3 de julho de 2008

feira da gestante, bebê e criança!

começaram os preparativos do enxoval! graças a vovó materna!! o bebê já tem algumas roupinhas, lençóis, toalhas e fraldinhas! além de um super carro!!!! lindo maravilhoso! cheio de coisas lindas e úteis!!!!
assim que der vou postar fotos aqui do que a vovó selma deu pro bebê!

tanta coisa lindinha!!!! a única coisa ruim é que se você não sabe o sexo é MUITO dificil encontrar coisinhas que não sejam rosa-rosa ou azul-azul! então comprei muito branco, amarelo e verde.. um tantinho de coisa azul e outro tantinho de coisa rosa... rsrs..

e comprei a saída da maternidade branca e vermelha que serve tanto pra menino quanto pra menina e lembro das minhas fotos de bebê que haviam muitas coisas vermelhas no meu enxoval e da minha irmã e gosto da imagem, além de ser uma ótima cor para espantar a zique-zira!!!! dizem que é bom por vermelho no bebê no seu 7º dia também... fica a dica! beijos!!!!!

Minha gravidez essa semana..

(cerca de 17 semanas após a concepção)


Esse é um período de intenso crescimento. Mede cerca de 20 cm dos pés à cabeça e pesa cerca de 300-320 gramas. Juntamente com o lanugo, forma-se o "vérnix caseoso" na pele de seu bebê. O vérnix é uma substância parecida com "requeijão cremoso" que protege a pele do feto - imagine como iria ficar a sua pele se você passasse nove meses dentro d'água! O feto tem períodos de sono e alerta intermitentes. Dorme mais ou menos por uma hora e acorda mais ou menos por uma hora. Ele também pode ter uma posição favorita para dormir. Os ovários do feto feminino já contêm os oócitos primários, ou seja, todos os óvulos que a mulher terá durante toda a sua vida. O útero do feto feminino está também completamente formado. Um tipo de gordura marrom (coloração dada pelo crescimento capilar) cobre o pescoço, tórax e virilhas. A placenta continua a crescer e a nutrir o bebê. Ela está completamente formada e cresce em diâmetro, embora não aumente em espessura.


Você pode estar notando várias alterações na sua pele. Elas são hormônio-dependentes e vão desaparecer após o parto. Você pode desenvolver a "máscara da gravidez" ou "cloasma" - manchas escuras em seu rosto, testa, nariz e queixo. Uma coceirinha na pele também é comum. Sua pele pode ressecar e descamar em algumas regiões e muitas grávidas apresentam estrias, especialmente, nas regiões de maior distensão da pele. Não há como prevenir completamente as estrias, porém o uso de loções hidratantes pode ajudar a evitar o ressecamento e a coceira. Beber bastante líquido e fazer alimentação saudável é muito importante para reduzir o ressecamento e a formação de estrias.


Você já é capaz de sentir os movimentos do bebê! Pode estar pensando se será um bom pai. Deve estar muito preocupado, especialmente se não teve um bom exemplo de pai quando era criança. Esse tipo de preocupação é muito comum entre os homens. Não se preocupe, pois há tempo para você aprender. Discuta sobre isso com sua mulher e amigos que já tenham vivido essa experiência. Se você teve uma educação muito severa e errada, não culpe os seus pais. Vá à luta e procure se reeducar. A semente que você vai colocar no mundo vai tender a ser a sua imagem e seguir os seus exemplos. Mãos à obra, papai!

é a vida... é bonita e é bonita!

essa última semana foi realmente um caos. fim de mês. discussões. esses maravilhosos hormônios femininos que deixam as mulheres (grávidas ou não) completamente com os pés na cabeça. Nas minhas tpms eu já ficava a um centímetro de esganar alguém.. agora gestante, choro à toa e em situações de tensão, sinto meu corpo todo duro e tenso, toda minha musculatura. o que resultou em muita dor no baixo ventre e tantas outras coisas ruins essa semana que nem quero citar...

o mais importante disso, é saber que por mais que eu "não tenha sido criada para ser assim" ou que eu sou muito "cheia de frescura, muito sensível, muito fraca" é eu me reconhecer sendo assim e tentar melhorar por mim mesma, pois a crítica é muito fácil de ser feita, mas ninguém sabe melhor dos seus próprios anjos e demônios do que a própria pessoa que está vivendo.. e é impressionante como descobrimos nas pessoas próximas ou não, a serenidade, a calma e o apoio, que nem fazíamos idéia de existir.

depois da tempestade sempre vem a calmaria... e o que me tranquilizou muito foi meu obstetra dizer que assim tão pequenininho o bebê não sente tanto o estresse que acontece do lado de fora e colocou a mamãe aqui para escutar o coração!!!! ah... não tem preço, não tem coisa melhor, não tem nada que justifique e que pareça certo ou errado quando se houve o coração do seu filho... resulta em muitas lágrimas e muitos "graças a deus". mesmo na minha insegurança, nos momentos difíceis, está lá, meu bebê, nosso bebê, firme e forte, crescendo dentro de mim, como por um milagre, aguardando mais 5 meses e dando o tempo necessário para que os seus pais cresçam e amadureçam juntos e possam lhe dar todo conforto, carinho e cuidado. Se é o tempo certo, nunca saberemos.. mas, somos os pais certos, além do tempo, afinal, o tempo não existe.

completos 4 meses, agora chego na 19º semana... parabéns para a barriga! e a vida, apesar dos olhos de quem vê é bonita.. muito bonita!!